Mato Grosso do Sul está inserido na segunda etapa do Programa de Aquisição Alimentar (PAA), que vai beneficiar 132 pequenos produtores de 10 municípios. Serão R$ 858 mil injetados na agricultura familiar, com retorno para instituições que atuam na Assistência Social e atendem famílias em situação de vulnerabilidade.
O PAA na modalidade de compra com doação simultânea é realizado pelo governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Na primeira etapa, realizada em 2020, foram beneficiados 395 agricultores familiares, 78 instituições e 12 municípios, que somaram R$ 2,565 milhões. A partir da assinatura, a Semagro inicia o processo dos convênios com os municípios.
A secretaria também fará a chamada pública para habilitar os produtores. Cada agricultor habilitado receberá um cartão em que o recurso será depositado diretamente. Para estar apto, o produtor tem de oferecer no mínimo três diversidades de culturas.
“O programa é importante porque ele dá segurança ao segmento da Agricultura Familiar e atende a população mais carente. Isso vai ao encontro com o que o governador Reinaldo Azambuja nos orienta sempre de integrar as ações para beneficiar várias cadeias”, disse o secretário Jaime Verruck.
(Confira mais na página B4 da versão digital do jornal O Estado)