Setembro deve ficar 30% abaixo da média de chuva esperada
A Primavera chega no dia 22 de setembro com altas temperaturas e chuvas isoladas em algumas regiões do Estado. Em alguns locais, as temperaturas máximas ficarão acima de 41ºC enquanto as chuvas ficam até 30% abaixo do esperado. O período chuvoso mesmo deve iniciar em outubro com frentes frias mais frequentes.
De acordo com o prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, as temperaturas máximas neste mês devem ficar acima da média esperada, em todo o estado. Em alguns locais, as máximas devem ultrapassar os 39ºC, especialmente as regiões Leste e Oeste do estado onde os termômetros podem registrar mais de 41ºC diversas vezes.
Ainda segundo o meteorologista, as temperaturas vão aumentar mais ainda nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste. “No Norte do estado, as temperaturas máximas já estão em valores elevados, acima dos 37ºC e podem atingir valores ainda maiores em função da forte radiação solar e da incidência vertical dos raios solares”, detalhou.
Em setembro, a região Oeste não deve atingir as médias de chuvas ficando até 30% abaixo do esperado. O período chuvoso mesmo deve começar com mais regularidade em outubro com chuvas e trovoadas e as frentes frias mais frequentes adentrando pelo sul do Estado.
A região Oeste entre Corumbá, Miranda, Ladário e Porto Murtinho, além da região Nordeste e Leste entre Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas e Água Clara, podem continuar sem chuvas.
Os modelos indicam no decorrer da Primavera, a tendência de continuar a escassez de chuva em todas as regiões, inclusive com possíveis estiagens. O extremo Sul e parte do Sudeste entre Naviraí, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo e Ponta Porã podem ter falta de chuva abaixo da média com prejuízos para a safra de verão.
Distribuição das chuvas
No dia 20 deste mês, mesmo com a chegada da Primavera, pode ocorrer chuva em grande parte do Estado, mas, ainda sim, fica abaixo da média nas regiões Central, Leste, Sudeste e parte do Sul. Deve voltar a chover entre os dias 28 e 30 deste mês de forma irregular. Na região Oeste e parte do Norte entre Corumbá, Ladário, Miranda, Murtinho e Bonito deve ficar abaixo do esperado e em Campo Grande terá chuvas próximas da média, com possibilidade de episódios de enchentes e inundações principalmente a tarde.
Pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de ventos fortes podem ser registradas nos finais de tarde e à noite em Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Sidrolândia, Nova Alvorada, Maracaju e Dourados. No extremo Sul, pode apresentar volumes na média e até acima no mês de novembro para as cidades de Bonito, Jardim, Ponta Porã, Amambai e Sete Quedas.
Em outubro, as chuvas podem ficar abaixo das medias na região Noroeste, Oeste e Nordeste. Muito irregular com chuva próximas das medias nas regiões de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Maracaju e segue até Sete Quedas.
A região Norte e parte do Nordeste entre Sonora até Cassilândia e de Inocência, Paranaíba e Aparecida Tabuado, deve ficar abaixo das medias para o estado.
Há possibilidade de ocorrência de chuvas em pancadas em outubro na região Central, Sul e parte do Sudoeste devido ao avanço da umidade da cordilheira. No entanto, poucas chuvas devem ser registradas em Corumbá, Ladário, Miranda e Murtinho.