Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo após ser alvo de operação policial

Foto: Michel Alvim/Secom-Cuiabá
Foto: Michel Alvim/Secom-Cuiabá

O prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro foi afastado do cargo hoje (19) pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Ele é apontado dentro da Operação Capistrum, da Polícia Civil de Mato Grosso, suspeito de estar envolvido dentro de um esquema de improbidade administrativa e outras ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde do município.

Após ter sido exonerado, Pinheiro divulgou no site da prefeitura uma nota oficial na qual diz ter recebido “com surpresa” a decisão. Ele acrescentou que se manifestará posteriormente e reitera estar “à disposição das autoridades competentes” e que vai “colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos”.

Tanto o prefeito como o chefe de gabinete e a secretária foram afastados da função pública. O chefe de gabinete Monreal Neto, inclusive, teve prisão temporária decretada. As medidas cautelares e a apreensão se bens determinadas pela Justiça estão sendo cumpridas pela Polícia Civil.

Operação secreta

Improbidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública no Brasil, cometido por um agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta. Inicialmente, as decisões judiciais referentes à operação estavam sob segredo de justiça, mas ele caiu após a mobilização das autoridades. Acesse também: Prefeito Emanuel Pinheiro irá recorrer de medidas judiciais por contratação de 259 servidores

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *