Plano de ações para segurança em escolas será divulgado amanhã

Rede estadual
Foto: Bruno Rezende/Portal MS

Será anunciado na quarta-feira (12) pelo Govero do Estado, o pacote de ações que tem o objetivo de coibir a violência em escolas estaduais, com promoção da seguraça nas instituições de ensino. A discussão do plano aconteceu ontem (10) em reunião entre o governador Eduardo Riedel, o secretário de Educação, Hélio Daher, o adjunto da pasta, Edio Rezende, e com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

O plano de segurança que será anunciado deverá englobar uma série de ações como resposta rápida aos incidentes mais recentes nas unidades escolares. Uma das ações é o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual de Ensino, que fica em Campo Grande, que tem o controle em tempo real das unidades que já dispõe de câmeras e sistemas eletrônicos. Ainda em abril, o número de unidades escolares monitoradas deve chegar a quase 300.

Uma das principais ações em execução é o programa “Escola Segura, Família Forte”, realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da PM (Polícia Militar), que atende 128 escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande desde o início de março deste ano e que deve atender aproximadamente 100 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Capital.

A rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas. No total são seis equipes de atendimento em todas as regiões da cidade. Os diretores das escolas estão inseridos num aplicativo de mensagens que facilita a comunicação.

O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.

Na Rede Estadual de Ensino existe, desde 2022, o Nuppae (Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas), que atua em 22 escolas de seis municípios, com orientações, treinamentos, formações e palestras nas unidades, envolvendo mais de 1 mil profissionais.

O núcleo trabalha em parceria com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS).

Leia mais:

Com novas ameças, escolas e alunos relatam medo por novo massacre

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *