PF inicia operação contra trabalha análogo a escravidão após denúncia de ex-trabalhador

operação feronia
Foto: Divulgação/PF

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (15) pela Polícia Federal, a Operação Feronia, com objetivo de investigar práticas de trabalho análogo a escravidão, apropriação de benefício previdenciário de pessoas idosas, difamação, injúria, e lesão corporal.

A operação busca cumprir quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais de Dois Irmãos de Buriti e em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.

As investigações se iniciaram a partir de denúncias de dois trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho em propriedades rurais da região de Porto Esperança, em Corumbá. Verificou-se então que uma das vítimas, que havia conseguido deixar o local, estava sendo persuadida a retornar ao trabalho, porém em outra propriedade e nas mesmas condições das anteriores.

A Operação Feronia contou com participação de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, além do apoio aéreo da Polícia Federal. Não foi informado o número de trabalhadores encontrados nesta manhã.

O nome da operação faz alusão à deusa romana que concedeu liberdade aos escravos e direitos civis à parte mais humilde da sociedade na época.

Denuncie

Todo cidadão que presenciar pessoas atuando de forma que caracterize o trabalho análogo ao de escravo (em condições degradantes de trabalho, sob jornadas exaustivas, trabalho forçado ou por servidão por dívida) pode denunciar ao MPT.

Basta acessar o site www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou o aplicativo MPT Pardal, disponível nos sistemas Android e IOS. O serviço on-line de denúncias funciona 24 horas.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *