Obra do Aeroporto de Campo Grande deve ser entregue dia 1º de junho

Aeroporto

Terminal terá o dobro do tamanho atual, e vai receber até 5 milhões de passageiros

Iniciadas há mais de um ano e meio, as obras de reforma e expansão do Aeroporto Internacional de Campo Grande decolaram e estão na fase final. A entrega da modernização do terminal está prevista para ocorrer no dia 1º de junho. O aeroporto aumentará 106% do seu tamanho atual após a ampliação.

As informações são da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e ainda revelam que a capacidade operacional do terminal de passageiros crescerá 50%. Além disso o volume de passageiros, que hoje é de 2,5 milhões, passará a 5 milhões/ano.

Com os investimentos, o aeroporto está aberto a negociações para expansão de estabelecimentos comerciais no local. Segundo a Infraero, há salas disponíveis para quem pretende expor seus produtos e serviços ao público que utiliza o terminal. O novo espaço comercial será quase 90% maior.

“São 20 pontos. Há 8 áreas disponíveis dentro da sala de embarque, 1 dentro da sala de embarque interna e 6 na área de embarque externa. Já estão locadas 5 áreas, restando 15 disponíveis para negociação”, informou a empresa. As vagas estão dispostas por categorias, como varejo, alimentação e serviços.

A estatal adianta que empresas de fast-food também possuem locais reservados para suas lojas. “No entorno do aeroporto não tem comércio de fast-food. Agora, haverá um ponto na área da parte pública e outro na parte restrita.”

Com o custo de R$ 39,9 milhões e expectativa de gerarem cerca de 800 empregos, diretos e indiretos, as mudanças ainda prometem um maior movimento de passageiros pelo local, estimulando o comércio do aeroporto e ajudando empresários a instalarem suas marcas, além de beneficiar os estabelecimentos próximos do terminal. A estimativa é de que somente o espaço comercial promova a criação de dez empregos por tipo de negócio.

Melhora

O superintendente de Negócios Comerciais em Aeroportos, Bruno Basseto, comenta que existe uma perspectiva de melhora para a aviação nos meses seguintes. “Estamos vendo algo positivo por conta da vacinação. Recentemente, saiu uma notícia de que as empresas estão percebendo uma retomada do turismo, da aviação doméstica no país. Estamos muito atentos, porque acreditamos que no segundo semestre virá numa situação muito melhor”, avaliou.

Além das reformas, estão sendo construídas uma nova Central de Utilidades e uma Central de Gás e Reservatórios. Será realizada uma modernização da climatização e dos sanitários do terminal. Ainda, as vias de acesso ao aeroporto sofrerão uma adequação e o local contará com projetos de sustentabilidade
por meio do reaproveitamento da água da chuva e do sistema de climatização.

Novas dimensões

O tamanho do aeroporto passará de 7.215 metros quadrados para 14.852 m². A sala de embarque, que hoje possui 388,5 m², após as obras terá 1.875 m². Já o saguão, de 1.508 m², passará a ter 3.276 m². A capacidade de passageiros dobrará. De 2,5 milhões por ano, o aeroporto atenderá 5 milhões de pessoas.

(Texto: Felipe Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *