Número de resíduos aumenta e Ecopontos recebem mais de 11 mil toneladas de descarte em 2021

Divulgação/PMCG
Divulgação/PMCG

No período de janeiro a novembro deste ano, os Ecopontos de Campo Grande receberam mais de 11.157 toneladas de resíduos, que foram recepcionados e tiveram a sua correta destinação realizada. O volume em 2020 foi pouco maior que 2020, quando foram descartadas 10.380 toneladas.

Ecopontos são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam como locais para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia) de Resíduos da Construção Civil, resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. O Ecoponto conta também com Lev’s (Locais de Entrega Voluntária) para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas.

A capital sul-mato-grossense conta com cinco unidades. No ano passado, foram instalados três novos Ecopontos: em fevereiro foi entregue o Ecoponto Nova Lima, em junho o Ecoponto União e em agosto o Ecoponto das Moreninhas.

O descarte desses resíduos é feito gratuitamente em qualquer Ecoponto da Capital. Os primeiros ecopontos foram instalados na cidade ainda no ano de 2018 quando o primeiro foi inaugurado no dia 26 de março, na Rua Sagarana com a Avenida Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues. O segundo foi inaugurado em agosto no Jardim Noroeste, os dois naquele ano receberam 2.557.toneladas de descarte.

Em 2019, todos os polos ativos receberam 7.775. toneladas, sendo visível o crescimento. Em 2020 de janeiro a novembro a quantidade de resíduo acumulado foi de 10.380 toneladas e no mesmo período esse ano subiu para 11.157 toneladas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, a Capital está conseguindo fazer a destinação correta de resíduos nos pontos de descarte da cidade.

“Ao falarmos de meio ambiente, de saúde pública, temos que pontuar como regra na conversa os resíduos, que aqui em Campo Grande, nós estamos conseguindo fazer o descarte corretamente através dos Ecopontos, resultado disso é o aumento dos insumos depositados nos locais a cada ano”, comenta.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 08h às 18h.

Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.

Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.

Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.

Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.

Ecoponto Moreninha: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *