Novo modelo de distribuir vacinas pode impactar MS

vacinas

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (18), uma mudança na distribuição de vacinas contra a COVID-19 e que no futuro a oferta dos imunizantes aos estados brasileiros será realizada de forma equilibrada.

Marcelo Queiroga explicou que a pasta assumiu o compromisso para que todos os estados consigam chegar ao final da campanha de imunização ao mesmo tempo, para garantir uma maior homogeneidade de vacinação em todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende diz que aguarda resposta do Ministério da Saúde sobre o reforço da 3ª dose para idosos acima de 60 anos e que a imunização dos adolescentes continuará avançando, mesmo se o plano de 3ª dose for autorizado pelo Ministério da Saúde.

Sobre isso, Queiroga declarou ainda que o ministério está acompanhando as discussões sobre a chamada dose de reforço, mas informou que ainda não há evidências científicas sobre como essa terceira dose deveria ser aplicada.

Nova estratégia

O secretário-executivo da pasta Rodrigo Otávio Moreira da Cruz citou que as estratégias adotadas pelo PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID) para a distribuição das vacinas foram desarmônicas e que isso era esperado devido às particularidades populacionais de cada região do Brasil.

A justificativa usada pelo secretário é que o PNO foi construído sob a lógica de grupos prioritários e, com o avanço das imunizações, o Ministério da Saúde pretende ajustar a estratégia para que a promessa de igualdade de distribuição das vacinas possa ocorrer.

No último fim de semana, a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério Saúde, Rosana Leite de Melo se reuniu com técnicos e o ministro Marcelo Queiroga para discutir um novo cronograma de vacinação nacional. Acesse também: Em uma semana, 49 cidades ficam sem registrar mortes por COVID

 

(Com informações Uol)

Mais notícias no Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *