Saúde vai testar 24% da população brasileira para covid

Cerca de 24% da população brasileira vão realizar testes para o novo coronavírus (covid-19), conforme informou o Ministério da Saúde. Desse total, metade será na modalidade RT-PCR e os outros 12% pelo meio sorológico em um novo plano de orientação de testagem em massa.

Na última segunda-feira (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou para uma subnotificação de casos no país devido à pouca testagem, problema que o Brasil está enfrentando desde o início da pandemia.

Em audiência pública virtual a uma comissão mista do Congresso, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que a pasta vai apresentar até quarta-feira, em entrevista coletiva, o plano de orientação para a testagem em massa para o novo coronavírus.

No início do mês, Pazuello reconheceu que o país não vai conseguir cumprir a meta de processar mais de 40 milhões de testes de coronavírus até o final do ano. Originalmente, a meta do ministério era de realizar 46 milhões de exames, sendo 24 milhões de testes moleculares e outros 22 milhões de testes rápidos, até o final de 2020.

Ainda conforme o ministro, a pasta distribuiu até o momento 11,3 milhões de testes para diagnóstico de covid-19, sendo 3,8 milhões de testes RT-PCR e outros 7,5 milhões de testes rápidos.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Reuters)

Veja também: Brasil pode assinar acordo para produzir vacina contra covid ainda esta semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *