Mesmo com pandemia, mulheres mantêm procura por exames preventivos e de mamografia

Mamografia
Foto: Ilustrativa

Apesar da pandemia da COVID-19, as mulheres não deixaram de lado os cuidados ginecológicos e mantiveram em dia os exames, como preventivo, papanicolau, e mamografia. No ano passado, o Hospital de Amor, de referência na prevenção e no tratamento de câncer, que oferece pelo SUS os exames, fez quase 22 mil atendimentos entre mamografia e preventivo. Neste ano, os dois já somam mais de 10 mil procedimentos. 

Se comparamos com 2019, ano sem pandemia, os números são bem menores. Conforme os dados da unidade hospitalar, foram realizados mais de 46 mil exames, sendo 27,5 mil coletas de papanicolau e 18,6 mil mamografias.

Entretanto, segundo a enfermeira da unidade móvel, Magda Barbosa das Neves, a queda de quase 50% está relacionada com a redução na capacidade de atendimento da unidade. “Ficamos três meses fechados em 2020 e quando retornamos a capacidade das nossas agendas diminuiu em 40%; somente em agosto voltamos a atender 100%”, explicou. 

Agora são disponibilizadas diariamente 100 vagas para cada exame, até então eram 57 vagas de mamografia e 60 de preventivo. “Ao tentar agendar um dos exames, a mulher consegue para o mesmo dia ou para o próximo”, disse.  

A designer de sobrancelhas, Kelly Borges, 40 anos, é uma das mulheres que procuraram atendimento no hospital para fazer o exame de mamografia. “Eu já tinha feito o preventivo por dois anos consecutivos lá e neste ano procurei a unidade para fazer a mamografia”, revelou.

Além dela, Kelly levou a mãe e a irmã para serem examinadas. “Sempre indico para quem conheço, ainda mais por ser 100% SUS”, afirmou. Recentemente, o hospital alterou a idade para a mamografia, passando dos 40 para 50 a 69 anos. Já para o preventivo a idade é dos 25 aos 64 anos.

“Não é necessário pedido médico, basta estar dentro da faixa etária e fazer o agendamento”, garantiu a enfermeira, que ressaltou ainda a importância de realizar os exames com frequência pois eles podem detectar o câncer nas fases iniciais e, assim, garantir maiores chances de cura.

SERVIÇO:

Para agendamento basta ligar no 3304-6600, que também é WhatsApp.

(Rafaela Alves)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *