Uma menina de 11 anos, residente de Dourados, município a 224 quilômetros de Campo Grande, morreu de dengue nesta quarta-feira (15). Ela não tinha comorbidades e foi a 14ª vítima da doença em Mato Grosso do Sul apenas neste ano, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicado ontem.
De acordo com informações do site Dourados News, a criança teria ficado internada no Hospital Universitário de Dourados e, devido a complicações relacionadas ao quadro de saúde, ela teria sido transferida para Campo Grande. A vitima teria começado a sentir os sintomas no dia 23 de maio e seu falecimento foi registrado no dia 9 de junho.
Mato Grosso do Sul está na 7ª posição do ranking em relação aos outros Estados do país na incidência de casos prováveis de dengue. O município de Dourados figura o 39º lugar no ranking de casos prováveis de dengue, com 986 casos prováveis, chegando a 437,3. Esse números representam uma alta incidência pois mostram que são 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Entre os dias 16 de março e 9 de junho de 2022, foram confirmados 14 óbitos em decorrência da dengue no Mato Grosso do Sul. As principais medidas ao combate a dengue são evitar o acúmulo de água em pneus, potes, tampas de garrafa e vasos de planta. Também é importante não deixar água parada em qualquer objeto que propicie o acumulo, observar quintais e realizar a limpeza dos mesmos, bem como de caixas d’água e cisternas.
Veja também:
Mato Grosso do Sul registra 28 óbitos e 4 mil novos casos de COVID-19