Termina hoje (1) o período de janela partidária, prazo em que deputados federais, estaduais e distritais, assim como outros políticos podem trocar de partido sem risco de perder o mandato para concorrer às eleições deste ano.
Faltando exatamente seis meses para as eleições – marcadas para o dia 2 de outubro, amanhã termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público; e também é a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.
Conforme o calendário eleitoral, os concorrentes aos cargos devem estar filiados a algum partido seis meses antes das eleições.
Amanhã ainda vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esse também é o dia-limite para que candidatas e candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.
Com informações do TSE