Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira com mais de 4 mil vagas disponíveis para MS

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Começam nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O prazo segue até a próxima sexta-feira (25).

Podem se inscrever todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever.

Mato Grosso do Sul

Para o Estado de Mato Grosso do Sul, há 4.430 vagas disponíveis, número que corresponde a 1,7% do total de vagas disponíveis. Na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul são 2.063 vagas, para 121 cursos de graduação; na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) serão ofertadas 1.243 vagas em 38 cursos de graduação, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) terá 815 vagas disponíveis para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com 357 vagas destinadas à ampla concorrência e 458 vagas reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, conforme a Lei nº 12.711/2012.

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), são oferecidas 320 vagas para cursos gratuitos de graduação, com ingresso no 2º semestre deste ano.

A oferta é em três municípios: Aquidauana (Engenharia Civil, Redes de Computadores e Sistemas para Internet), Campo Grande (Sistemas para Internet) e Três Lagoas (Engenharia de Controle e Automação, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação).

Nota

O sistema eletrônico – gerido pelo Ministério da Educação – utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico.

As vagas são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas e de acordo com políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

Os resultados da primeira chamada do Sisu devem ser divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

 

Com informações da Agência Brasil.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Sisu 2024 abre mais de 264 mil vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *