O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na noite desta segunda-feira (13) a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 para os participantes que tiveram direito à isenção de pagamento e não compareceram às provas da última edição.
As pessoas que estiverem nesta situação poderão se inscrever no Enem 2021 a partir das 10h desta terça-feira (14) até às 23h59 do dia 26 de setembro, na Página do Participante.
De acordo com a instituição, as provas para esse grupo serão aplicadas em 2022. A isenção da taxa de inscrição será assegurada.
A medida ocorre após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido reabrir o prazo de pedido de isenção do pagamento de taxa a todos os candidatos, medida reivindicada por partidos e entidades, os quais apontaram exclusão de estudantes no modelo escolhido pelo MEC (Ministério da Educação).
Segundo novo cronograma, as provas para quem se inscrever a partir desta terça-feira até o próximo dia 26 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro, mesma data em que ocorre a aplicação do exame para PLL (Pessoas Privadas de Liberdade).
Para quem já havia se inscrito, as datas de aplicação das provas do Enem 2021 estão mantidas para os dias 21 e 28 de novembro.
SERVIÇO
- Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro
- Enem regular: 21 e 28 de novembro
- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022
Sesc traz curso gratuito para revisão do Enem. A entidade oferece estrutura online para reforço o estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio. Este é o Programa da Escola Sesc de Ensino Médio, que disponibiliza 50 vagas para alunos de todo o país. É livre de qualquer pagamento. Chamado de Revisional ENEM, suas inscrições estão abertas até a esta (23). As aulas começam no início de agosto de 2021 e é preciso correr para não perder a vaga, por isso, não deixe para depois sua inscrição.
As inscrições podem ser feitas no site da Escola Sesc clicando aqui até às 18h. Como é gratuito, trata-se de uma alternativa a versão multiplataforma digital da Hora do Enem. (Mas, já para quem conseguir menos de 100 reais poderá entrar no intensivão o Estado MS em parceira com a TV Escola. É a Hora do Enem. Clique aqui e saiba mais.)