Há 44 anos, população foi às ruas comemorar nascimento do Estado de Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A praça é do povo como o céu é do condor, dizem os versos do poema de Castro Alves. E foi assim naquele 11 de outubro de 1977 que milhares de pessoas foram às ruas do centro da cidade para comemorar o nascimento de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, da mais nova Capital do Brasil, Campo Grande. Risos, abraços, aplausos e até muitas lágrimas, de alegria, marcaram aquela data histórica. Era a concretização de um sonho de séculos.

Enquanto nas ruas ensolaradas da ‘Cidade Morena’’, a população participava da grande festa, lotando principalmente a Rua 14 de Julho, um grupo de personalidades acompanhava a cerimônia de assinatura da certidão de nascimento pelo presidente da República general Ernesto Geisel.

Dessa forma, os convidados para a solenidade que entraram no Palácio como mato-grossenses, saíram sentindo-se já sul-mato-grossenses, assim como a população dos 42 municípios da época da região sul.
No dia 1º de janeiro de 1979 o Estado foi oficialmente instalado.

Festa anterior

No dia 3 de maio de 1977 também ocorreu uma grande festa quando foi feito o anúncio da divisão de Mato Grosso e criação de um novo Estado.

Campo Grande, naquela tarde de uma terça-feira, fez um ‘‘feriado’’ improvisado.

Tão logo houve o anúncio da decisão de Geisel teve início uma passeata e o trecho da 14 de Julho, entre a Avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco, passou a receber inúmeras pessoas e, logo, o local estava lotado. As comemorações foram noite a dentro. Os campo-grandenses estavam eufóricos pois, finalmente, nascia o novo Estado.

Estado de Campo Grande

Ao anunciar a divisão do Mato Grosso, em 1977, e criação de uma nova unidade da federação, a denominação dada pelo governo federal foi a de Estado de Campo Grande.

Esse nome era uma escolha pessoal do presidente Geisel. Alguns jornais, inclusive, trouxeram manchetes falando em Estado de Campo Grande.

Posteriormente, Geisel decidiu mudar a denominação da nova unidade da federação para Mato Grosso do Sul.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.