Estado Online ganha reforço na formação de lideranças femininas

Cayo Cruz
Cayo Cruz

O conteúdo do Estado Online recebe um reforço valioso para o videocast “Sim, você pode”, apresentado pela jornalista Keliana Fernandes. Agora, o programa conta com a empresária e arquiteta de pessoas Caroline Reis, que trabalha com liderança feminina e já atuou em uma iniciativa que capacitou mais de 2 mil mulheres em Mato Grosso do Sul. O quadro traz informações sobre política, enfrentamento à violência doméstica e ao abuso, exploração de crianças e adolescentes e protagonismo feminino.

O videocast está disponível no site O Estado Online e é um dos conteúdos disponibilizados na plataforma e também no Spotify. Segundo Keliana, o programa surgiu da vontade de mudar a realidade noticiada com frequência pela imprensa de crimes violentos contra mulheres, crianças e adolescentes. Para ela, a mudança vem por meio da política. “Apesar de estar há 25 anos no jornalismo, eu não contribui tanto o quanto eu gostaria e deveria para combater efetivamente esses absurdos”, avaliou.

“O objetivo do programa é conscientizar as pessoas desse problema, mostrando que a solução mais real e mais concreta é por meio da política, de políticas públicas para as mulheres”, afirmou Keliana.

Agora, o videocast ganha o reforço de Caroline Reis, que atua há quatro anos na VIDEOCAST Rede Mulher Empreendedora, instituto que existe desde 2010 e incentiva o protagonismo feminino no Brasil.

Pelo instituto, Reis capacitou mais de 2 mil mulheres em Mato Grosso do Sul entre 2019 e 2020, por meio do projeto “Ela pode”, que foi financiado pela Google Foundation. Ainda em 2020, foi firmada parceria com o governo do Estado para o atendimento de mulheres.

Autonomia da mulher

O trabalho feito por Caroline Reis visa à autonomia financeira da mulher. Uma vez alcançada, a mulher pode traçar o próprio destino. Ela destacou a importância dessa segurança e como o videocast “Sim, você pode” caminha na mesma direção dos seus ideais.

“O que eu percebi nesses quatro anos na Rede Mulher Empreendedora é que as mulheres, quando elas se reúnem, elas trocam informações, trocam experiências e crescem muito. Mas elas não só se desenvolvem, mas desenvolvem o todo, o entorno delas, mudam a comunidade em que elas vivem”, contou. “É muito importante trazer informação para que essa mulher se aproprie do que é dela.”

Por este motivo, Reis destacou a necessidade de engajar mais mulheres na política, economia e negócios, setores com predominância masculina até hoje. “Política, dinheiro, negócios pilares para a autonomia da mulher. Se eu não falo sobre política, alguém está decidindo algo por mim”, reforçou.

Para ela, o fato de mulheres tocarem nesses temas reforça a segurança de outras fazerem a diferença. “É importante fazer essas mulheres terem intimidade com esses assuntos para que elas para que elas quebrem o tabu de se meter nestes temas e nada melhor do que fazer isso ouvindo outras mulheres.”

Videocasts

O primeiro episódio do videocast foi ao ar no dia 23 de abril, com o tema violência doméstica. O programa é um dos vários conteúdos disponibilizados por O Estado Online, que inclui conteúdo de e-sports até discussão sobre desigualdade racial.

Todos os programas podem ser acessados pelo www.oestadoonline.com.br. (Texto Raiane Carneiro)

Cayo Cruz

Veja também a matéria: https://oestadoonline.com.br/sem-impostos-shopping-oferece-itens-por-precos-mais-baixos-amanha/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *