Em meio a onda de COVID-19, secretários descartam restrições e optam por reabrir drives

Nilson Figueiredo
Nilson Figueiredo

Mesmo com o aumento de casos da COVID-19 e as inúmeras confirmações de Influenza H3N2, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e comitê gestor do Prosseguir se reuniram na manhã desta segunda-feira (10) e descartaram novas restrições como medida de contenção de casos. A Saúde do Estado vai investir na reabertura dos drives para a realização de testagem, além campanhas de conscientização sobre a vacinação do público jovem.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e presidente do comitê, Eduardo Riedel, dado a situação que Mato Grosso do Sul está vivendo de aumento de casos de COVID e casos de H3N2, a reunião foi realizada para olhar os números com profundidade, para que pudesse chegar a algumas conclusões e deliberações.

“Está descartado qualquer medida de restrição de horários, de funcionamento das atividades, isso não vai acontecer por hora. Nosso objetivo é acompanhar e tomar decisões em função dos números e da realidade, não iremos tomar medida de restrição, vimos o surto acontecer diante das festas de fim de ano quando muitos relaxaram, e acreditamos que retomando os cuidados e vacinando passamos por essa onda”, disse Riedel.

Conforme o secretário da SES, Geraldo Resende, além da reativação de pontos na modalidade drive-thru para testagem na Capital e no interior, será investido em campanhas para aproximar o público dos imunizantes e redobrar atenção quanto aos cuidados de biossegurança. “Vamos fazer uma campanha de mídia muito forte para que as pessoas se vacinem”, comunicou.

O secretário ainda negocia com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul) a possibilidade de abertura de um drive-thru de testagem e a aquisição de exames para gripe em Campo Grande.

“Nossos esforços estão redobrados, são 80 mil testes entregues aos 79 municípios, desde a data de ontem. Vamos aumentar o número de testes, isolar os positivados e monitorar os que tiveram contato”, reforçou.

(Com Maria Clara Rockel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *