Em junho, comércio sofre baixa de 4% em Mato Grosso do Sul

Comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio indicou que o setor varejista em Mato Grosso do sul recuou 4,0% no mês de junho de 2021, com relação a maio deste ano, segundo o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este é o primeiro recuo da classe no Estado neste ano, após o aumento de 3,5% do setor em maio.

No país, o volume de vendas no varejo (com ajuste sazonal), em junho de 2021, registrou queda de 1,7% com relação a maio. No confronto com o sexto mês do ano anterior, houve aumento de 6,3%. Mesmo com o desempenho negativo, o varejo conseguiu fechar o primeiro semestre com alta de 6,7%. Em 12 meses, a elevação foi de 5,9%.

As únicas atividades que tiveram resultados negativos na comparação com o mesmo período anterior foram: Livros, jornais, revistas e papelaria (-22,8%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,7%).

No comércio varejista ampliado, foi observado crescimento em ambos os setores adicionais no semestre: Veículos, motos, partes e peças com 27,5% e Material de construção com 21,5%.

Em relação a junho de 2020, houve alta de 6,3%. Pois no sexto mês no ano passado, o setor sentia os primeiros impacto da pandemia, que restringiu as lojas de funcionarem.

Fabio Bentes, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), além do efeito estatístico das revisões, a inflação em alta ajuda a entender a queda nas vendas em junho.

Em junho, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Almplo) subiu 0,53%, puxado pela energia. ”A alta das tarifas provoca algum estrago no bolso do consumidor”.

Comparativo nacional

Das 27 unidades da federação, 9 tiveram crescimento no volume de vendas do comércio varejista na passagem de maio para junho. Entre os maiores destaques estão Ceará (2,5%), Espírito Santo (2,2%) e Pará (1,9%). Em Mato Grosso do Sul, a queda de 4,0% em junho colocou o estado na 25ª posição.  Acesse também: Aprovada minirreforma trabalhista que pode mudar normas da CLT

Mais notícias no Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *