Eleição de conselheiros fica marcada pela luta por representatividade

votação conselho tutelar
Foto: Após o encerramento das votações, urnas foram levadas ao CMDCA para apuração/Divulgação - FAPEC

A eleição para conselheiros tutelares no Brasil surpreendeu a todos, no último domingo (1º), pois, historicamente, esse pleito não costuma ter muitos votantes, já que não é um processo obrigatório. A votação ocorreu durante o domingo, quando eleitores de todos os municípios brasileiros foram às urnas para escolher seus representantes nos 6,1 mil conselhos tutelares. Campo Grande também registrou um aumento no número de eleitores. Na Capital, estima-se que mais de 36 mil pessoas foram votar. Proporcionalmente, podemos comparar com o número de eleitores do município de Aquidauana, que é de 36.118. 

Para o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), Cláudio Augusto Vieira, a mobilização nas redes sociais, que chamou a população para votar nas eleições para conselheiros tutelares em todo o Brasil, foi a responsável pelo aumento no número de eleitores pelo país. 

O pleito foi marcado pela polarização, entre candidatos e eleitores conservadores e de esquerda, nas últimas semanas. Em Campo Grande (MS), o número de votantes superou o último pleito, que teve 20.166 votos válidos. Neste ano, foram 36.540 eleitores. Esse número representa um aumento de 81% em relação à votação de 2019. Foram 36.275 votos válidos e 265 brancos ou nulos. O vice- -presidente do CMDCA/CG (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e coordenador da Comissão do Processo de Seleção, Marcio Benites Anastácio, fez um balanço positivo da eleição de 2023, em Campo Grande (MS). 

“A avaliação foi muito positiva, pois quase dobramos o número de eleitores na Capital”, disse. Para ele, o aumento é reflexo do trabalho de divulgação do CMDCA e da ajuda dos diretores das escolas, que abrigaram os polos de votação, além da imprensa, que também colaborou. 

De acordo com o MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania), entre os candidatos para os postos no país, foram escolhidos 30,5 mil conselheiros. Em Campo Grande (MS), concorreram 118 candidatos. Serão preenchidas cinco vagas para membros titulares e dez vagas para seus consequentes suplentes, sendo oito conselhos para Campo Grande, ou seja, 40 vagas para conselheiros titulares e 78 para suplentes. Cabe ressaltar que, atualmente, a Capital conta com cinco Conselhos Tutelares, mas que a partir de 2024 serão oito, aumentando de 25 para 40 o quadro de conselheiros.

Novos desafios 

Em entrevista ao jornal O Estado, o conselheiro eleito Adriano Vargas destacou que agora começa um novo desafio pela frente, o de continuar prestando um serviço público de qualidade.

“Tendo eu morado em favela aqui e SP, vítima de violência física, sexual, psicológica, financeira, na infância, sei o que é estar do lado de lá.” 

“Sinto-me recebendo o reconhecimento da população por mais de uma década de trabalho prestado, inclusive com voluntariado e a missão de continuar prestando serviço público de qualidade. Continuar aproximando o Conselho Tutelar da população, para que as pessoas saibam que podem contar com o órgão como um parceiro, para o fortalecimento da família, não é um bicho-papão, como muitos pensam.”, destacou.

Nas redes sociais, a candidata Sandra Aparecida celebrou os 446 votos que permitiram sua releição. 

“Estamos dentro de novo e, desta vez, com 446 votos. Quero agradecer a minha família, a Deus, aos meus pais e a cada líder comunitário que me ajudou, Muito obrigada!”, comemorou.

Sub judice 

Dos 40 nomes eleitos na Capital, entre os titulares, dois estão sub judice: Hellen Prado Benevides Queiroz e Marcelo Marques de Castro. Entre os suplentes, são oito: Maria Madalena de Souza Alves de Almeida, Maria Solange Ferreira, Noemia Fernandes Gomes, Layssa Richelle Pereira L. Calado, Cassandra Szuberski, Alysson Leite da Cruz, Daniela Amato Cunha, Léa Vieira de Oliveira Machado, Manoel Flores da Silva Filho. Todos terão prazo de defesa e a decisão será da Justiça, conforme informações divulgadas pelo CMDCA. 

Apoio dos conservadores 

Para o Cientista Político, Prof. Daniel Estevão Ramos de Miranda apesar das eleições para conselheiros tutelares terem mobilizado mais os conservadores, ainda há dúvidas se houve, de fato, algum tipo de disputa entre esquerda e direita. 

“As eleições para o conselho mobilizaram sim, até onde eu saiba, setores mais conservadores, principalmente os ligados as igrejas. Mas tenho dúvidas se houve, de fato, ‘disputa’ no sentido mais próprio do termo, pois trata-se de um espaço que geralmente é dominado por pessoas que têm ligação com partidos políticos e/ou vereadores, deputados etc. Logo, embora haja sim, a impressão de ter sido uma disputa conservadores x liberais, não temos muitos dados para afirmar isso. Se eu fosse formular uma hipótese, diria que há um predomínio de setores conservadores, mais  do que disputa em si. Diante desse predomínio, alguns movimentos e organizações progressistas tentarem se mobilizar, mas não vejo como o suficiente para ter havido uma disputa realmente. Com relação ao comparecimento, ainda não vi nenhum boletim com dados oficiais. Se houve maior participação, talvez haja ainda algum rescaldo da eleição presidencial do ano passado, que foi muito polarizada”, explicou.

 

Conheça a candidata mais votada da Capital

 

Foto: A advogada Anna Paula Falcão recebeu 1.253 votos e se tornou a primeira conselheira/Marcos Maluf

 

“É um sonho que estou realizando, minha sogra já foi conselheira tutelar durante dois mandatos, Liana Maksoud, e meu primo também. Estou feliz por continuar o trabalho dela”, Anna Paula Falcão.

Com 1.253 votos, Anna Paula Falcão Bottaro Machado foi a primeira classificada na eleição 2023 para o Conselheiro Tutelar em Campo Grande (MS). Na comparação com as eleições de 2020, com a mesma quantidade de votos, Anna Paula estaria entre os 50 mais votadas, perto de uma vaga na Câmara, quando comparamos com número de votos do Professor André (Rede), eleito com 1.910 votos. 

Com 38 anos, mãe de dois filhos, a advogada tem mais de 15 anos de experiência, trabalhando no setor privado e em órgãos públicos. Atualmente, Anna Paula pretende levar sua experiência com novas tecnologias para seu novo trabalho, como conselheira tutelar na Capital. Para ela, o que determinou sua escolha foi o fato de entender os Direitos das Crianças e Adolescentes e principalmente, de ter um apreço muito grande pelas crianças. 

A primeira colocada na Capital se mostra muito comprometida com o número de votos que recebeu dos campo-grandenses. “Foi muito emocionante. Eu me sinto muito contente e com o compromisso de fazer um excelente trabalho, no conselho, diante da minha expressiva votação.”

Além da experiência como advogada, Anna é formada no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistema pela UCDB e também é nora de Liana Maksoud, que foi conselheira tutelar por dois mandatos. A advogada é cristã e considera-se conservadora, mas não radical. “Prefiro não considerar essa polarização, minha opinião é pelo progresso do país, por boas politicas públicas. Posso dizer que sou conservadora porque primo por uma linha de educação mais tradicional. Sou cristã. Tive muitos questionamentos sobre isso durante a minha campanha, mas eu penso assim: não sou radical de nenhum dos lados, para mim, o mais importante é o progresso do país”, disse.

Ainda segundo ela, seu objetivo principal é “primar pelo bem maior, que é a proteção integral das crianças e dos adolescentes. Estou chegando com experiência na área tecnológica, com muitas ideias novas de modernização do site do conselho, por exemplo. Além disso, quero manter e melhorar o trabalho que já é feito na competência dos conselheiros tutelares”. 

Para a nova conselheira, o principal desafio será fornecer um atendimento mais rápido, além de primar para que o trabalho do conselho seja cada vez mais unificado à rede de proteção de crianças e adolescentes.

CONFIRA A LISTA DOS CLASSIFICADOS:

Titulares:

  1. ANNA PAULA FALCÃO BOTTARO MACHADO – 1.253 VOTOS 
  2. ANA CLARA SANCHES SALES – 789 VOTOS 
  3. ANA CLÁUDIA PALMEIRA – 760 VOTOS 
  4. MARIA LUCIA MACIEL VERA – 754 VOTOS 
  5. LETÍCIA FERREIRA DA SILVA – 748 VOTOS 
  6. MARIA CAROLINA MARQUEZ ZAMBONI – 747 VOTOS 
  7. DÉBORA MACHADO CASTRO – 711 VOTOS 
  8. TATIANE LIMA DE OLIVEIRA – 661 VOTOS 
  9. LARISSA ABDO CORR – 645 VOTOS 
  10. LOISA DO NASCIMENTO LOPEZ – 640 VOTOS 
  11. RAFFAEL OLIVEIRA BRUGEFF – 640 VOTOS 
  12. SYELLE FERREIRA CORREA PEREIRA – 615 VOTOS 
  13. SILVANA MÔNICA DA SILVA – 614 VOTOS 
  14. ADRIANA MARQUES MOURÃO CABRERA – 607 VOTOS 
  15. RENATA CARLA DE LIMA DE MELLO – 556 VOTOS 
  16. ADRIANO FERREIRA VARGAS – 538 VOTOS 
  17. ALINE VANESSA RIGOTTI AYALA – 536 VOTOS 
  18. ANY GABRIELI RIBEIRO DA SILVA – 534 VOTOS 
  19. CRISTIANE DA SILVA CANTIERI SANTANA – 513 VOTOS 
  20. SUELLEN FRANCELINO GOMES – 503 VOTOS 
  21. FERNANDA VALIENTE – 499 VOTOS 
  22. JACOB ALPIRES SILVA FILHO – 493 VOTOS 
  23. MICHELE PAULINE ALVES DE JESUS – 464 VOTOS 
  24. ELIANE DINIZ DE SOUZA – 453 VOTOS 
  25. SANDRA APARECIDA DE SOUZA DE JESUS S ZABLEWISKI – 446 VOTOS 
  26. GISLAINE S. PESSOTO SOARES MATOSO – 439 VOTOS 
  27. CRISTIANE SOUZA DA SILVA – 412 VOTOS 
  28. JOANA QUEIROZ DOS SANTOS LOPES – 411 VOTOS 
  29. NATHÁLIA GOMES DE OLIVEIRA – 404 VOTOS 
  30. HUANNA PASSOS DOS SANTOS – 400 VOTOS 
  31. HELOÍSA RODRIGUES OLIVERIA LEMOS – 397 VOTOS 
  32. HELLEN PRADO BENEVIDES QUEIROZ – SUB JUDICE – 386 VOTOS 
  33. SUELEN LEME SERRANO – 384 VOTOS 
  34. ANNA KAROLINE KALACHE CORREA LIMA BARRETO – 380 VOTOS 
  35. MARIA SUENIA DE LIMA ROMEIRO – 373 VOTOS 
  36. MARCELO MARQUES DE CASTRO – SUB JUDICE – 365 VOTOS 
  37. BIANCA BORGES DA SILVA MORAIS – 355 VOTOS 
  38. DANIEL CASTRO LIMA – 355 VOTOS 
  39. MARIANY FERREIRA MACEDO – 348 VOTOS 
  40. GLEISE DE FATIMA RAMOS DA SILVA DE MELO FRANCO – 340 VOTOS

SUPLENTES 

  1. ADRIANA GONÇALVES DIAS – 340 VOTOS 
  2. RAQUEL LÁZARO DE LIMA OLIVEIRA – 329 VOTOS 
  3. SERGIO LUIZ BARBOSA JUNIOR – 322 VOTOS 
  4. ALICE ARAKAKI YAMAZAKI – 321 VOTOS 
  5. PATRICIA CABRERA RAVAGLIA – 313 VOTOS 
  6. DANIELA DA SILVA MOREIRA – 311 VOTOS 
  7. SARA SIQUEIRA DA SILVA – 308 VOTOS 
  8. JOAO DE JESUS DIAS ATAGIBA – 304 VOTOS 
  9. ERONILDES RODRIGUES DIAS SANTANA – 295 VOTOS 
  10. VIRGINIA DIAS ESPÓSITO – 290 VOTOS 
  11. ANA CARLA DE OLIVEIRA – 284 VOTOS 
  12. MARIA MADALENA DE SOUZA ALVES – SUB JUDICE – 283 VOTOS 
  13. ED CARLOS PAREDES – 281 VOTOS 
  14. LUCINÉIA DA SILVA ALMEIDA – 281 VOTOS 
  15. LUCIENE MARTINS – 279 VOTOS 
  16. ELIZANGELA SERRÃO DA SILVA – 278 VOTOS 
  17. GIOVANNA GRAAL BASSI – 272 VOTOS 
  18. LEILA APARECIDA DE OLIVEIRA BARROS CARDOSO – 272 VOTOS 
  19. MARIA SOLANGE FERREIRA – SUB JUDICE – 269 VOTOS 
  20. ROSANGELA A. F. DOS SANTOS – 262 VOTOS
  21. PATRÍCIA GABRIELA MAGALHÃES – 255 VOTOS 
  22. SUELEN THIEZA GONCALVES VORMITTAG – 254 VOTOS 
  23. KAROLYNE ALVARES NOVAES – 249 VOTOS 
  24. NOEMIA FERNANDES GOMES – SUB JUDICE – 248 VOTOS 
  25. MAYARA REGINA DA SILVA DO ESPIRITO SANTO – 246 VOTOS 
  26. JOSIANE FERREIRA ANTUNES ALVES – 242 VOTOS 
  27. NELVY JANAYNE DA COSTA ROSA – 237 VOTOS 
  28. JACKELINE ANNE DE SOUZA BRITO STEINNAGEL ALVES – 235 VOTOS 
  29. JULIANNA NERY BAIS – 234 VOTOS 
  30. MARIA ROSALINA GOMES – 228 VOTOS 
  31. WELTON ANTONIO MENEZES SANDIM – 223 VOTOS 
  32. ELZA ROSA NOGUEIRA – 219 VOTOS 
  33. JODIENE AQUINO CAVALCANTI – 212 VOTOS 
  34. FÁBIO CESAR PEREIRA – 210 VOTOS 
  35. EDILAINE DA CUNHA CAMARGO – 208 VOTOS 
  36. EDINALVA SOUSA AMORIM NICODEMO – 198 VOTOS 
  37. IVANI LIMAS DE ALMEIDA NASCIMENTO – 198 VOTOS 
  38. DAYANA ALESSANDRA DE OLIVEIRA – 191 VOTOS 
  39. MARCIA CRISTINA SAMPAIO SUSSI – 182 VOTOS 
  40. SOLANGE LOURENCO DE SOUZA – 181 VOTOS 
  41. FATIMA RENATA DIAS DE ALMEIDA – 180 VOTOS 
  42. SOLANGE PANTALEÃO FREITAS RIBEIRO – 178 VOTOS 
  43. HIGOR SANCHES SANTANA – 173 VOTOS 
  44. IRENILDA BATISTA DE BRITO – 171 VOTOS 
  45. LARISSA ERANI BUZZO – 171 VOTOS 
  46. GISNAIDE ENICA CANO DA SILVA – 167 VOTOS 
  47. JANE GOMES GOIS – 167 VOTOS 
  48. DENISE CRISTINA NUNES GENOBIE – 165 VOTOS 
  49. LAYSSA RICHELLE PEREIRA CALADO – SUB JUDICE – 161 VOTOS 
  50. CASSANDRA SZUBERSKI – SUB JUDICE – 157 VOTOS 
  51. INDIANI CAROLINI DOMINGUES MERCADO DA SILVA – 156 VOTOS 
  52. SUELY LOUREIRO DO AMARAL – 156 VOTOS 
  53. 904531 KAMILA DOS SANTOS TEIXEIRA – 144 VOTOS 
  54. POLIANA DE SOUZA RIZZO – 140 VOTOS 
  55. ALYSSON LEITE DA CRUZ – SUB JUDICE – 138 VOTOS 
  56. LEANDRO FABIO MOMENTE – 132 VOTOS 
  57. EVELYN VALENTE SILVA – 131 VOTOS 
  58. ELIZANI DE SOUSA GRABNER – 129 VOTOS
  59. MARIA ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS – 127 VOTOS 
  60. CAROLINA ORTIZ VIEIRA – 125 VOTOS 
  61. JULIANA APARECIDA MANGINI MEZA – 124 VOTOS 
  62. NEIDE NASCIMENTO DE SOUZA – 123 VOTOS
  63. ESTELA JOSINETE MARQUES BARBA A. – 122 VOTOS 
  64. SILVIA DA SILVA NARÇAY – 116 VOTOS 
  65. ELIANE CASTILHO DOS SANTOS – 100 VOTOS 
  66. DANIELA AMATO CUNHA – SUB JUDICE – 98 VOTOS 
  67. GIZELIA DE SANTANA – 90 VOTOS 
  68. VANDINA CANDIDO DA LUZ MOURA – 88 VOTOS 
  69. LÉA VIEIRA DE OLIVEIRA MACHADO – SUB JUDICE – 79 VOTOS 
  70. DORIVAL PEREIRA DA SILVA JUNIOR – 77 VOTOS 
  71. EBERSON DA FONSECA DOS SANTOS – 77 VOTOS 
  72. DANIELE DIAS DOS ANJOS – 57 VOTOS 
  73. LAURA VICENTE DA SILVA – 51 VOTOS 
  74. KLEYTON RIBEIRO DE SOUZA – 50 VOTOS 
  75. PRISCILA MARQUES DE FREITAS – 46 VOTOS 
  76. MANOEL FLORES DA SILVA FILHO – SUB JUDICE – 43 VOTOS 
  77. JANAINA BATISTA DOS SANTOS – 41 VOTOS 
  78. ANNA PRISCILA BORGES BENEVENUTO DE OLIVEIRA SANTOS – 1 VOTO

Por – Daniela Lacerda

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.

 

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *