Defensoria faz mutirões para pais que buscam vagas em Emeis

Crédito: Itamar Buzzatta
Crédito: Itamar Buzzatta

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul está fazendo mutirões para atender pais que buscam por vagas em Emeis (Escolas Municipais de Educação Integral) para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Desde o início do ano, cerca de 600 mães já foram atendidas para regulação de vagas entre os dias dia (29) de janeiro, (5) de fevereiro e no último sábado (12). De acordo com o órgão, não há prazos para a tentativa. O atendimento é realizado à distância.

O passo a passo para aqueles que pretendem pleitear a colocação é bem simples, segundo a defensora pública Débora Maria Paulino de Souza. “É só acessar nosso site www.defensoria.ms.bf.br e clicar no ‘precisa de atendimento? entre aqui’. A pessoa faz esse cadastro e relata o problema. A partir daí, ela é encaminhada à nossa central e a gente entra em contato para fazer esse atendimento”, explica.

“Nesses casos de vagas em creches, vamos fazer o atendimento mais no fim da semana, muitas vezes no sábado onde a gente vai conversar através do WhatsApp ou ligação, para entendermos do que se trata o caso e pedir a documentação para a gente mover a ação. Pedimos que faça o cadastro e não precisa vir à unidade”, destaca a responsável pelo departamento.

Atualmente, a maior procura relatada pela Defensoria é de pais com crianças que ficaram sem vagas e outros de crianças que receberam vagas e ficam em lugares diferentes dos irmãos, situação em que muitas vezes a família não consegue fazer o deslocamento e entra como prioridade.

(Com Itamar Buzzatta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *