Foi publicado hoje (23), no Diário Oficial, a revogação do status de Emergência de Saúde Pública em Mato Grosso do Sul, após reunião do Comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Esse status vigorava desde março de 2020, como medida para conter a pandemia da Covid-19.
A presidente do Prosseguir e procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, explicou porque o status foi revogado. “Os membros deliberaram pela revogação do fim da Emergência de Saúde Pública por conta da Covid-19 no território sul-mato-grossense, tendo em vista o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal, com disponibilidade de doses para a população, e a capacidade de assistência à saúde por parte do SUS. Assim, o colegiado orientou ao governador do Estado que a norma, editada em março de 2020 com medidas visando ao enfrentamento da doença, precisava ser retirada do ordenamento”.
Apesar da revogação do status e da pandemia estar em queda, além de que 83,13% da população do estado com mais de cinco anos ter concluído o esquema vacinal, a procuradora-geral explicou que a doença continuará sendo monitorada em todos os municípios, para que a preservação da saúde e da economia continue.
“O Prosseguir continua com suas competências. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) apresentará relatório semanal de monitoramento do vírus e incentivará a vacinação e a testagem e não haverá interrupção de nenhuma política pública de saúde”, disse Ana Carolina.
O Prosseguir foi criado em junho de 2020, pelo Governo do Estado e com apoio técnico da Opas/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde), e tem o objetivo de nortear agentes da sociedade para tomarem decisões e realizar ações eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19, com base em dados, informações e indicadores.
Com o programa, todo o estado de Mato Grosso do Sul foi mapeado, para monitoração o avanço da doença e para manter as atividades socioeconômicas com biossegurança. O Comitê Gestor é composto pelo governador Reinaldo Azambuja e mais 12 membros titulares, dirigentes máximos de órgãos como Segov, SES, Semagro, SAD, Sejusp, Sefaz, PGE, CGE, Assomasul, Conleg, SED, Seinfra.
Com informações do Portal do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.