Comércio de MS prevê lucro de R$ 584 milhões com festas de fim de ano

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Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A pesquisa de intenção de compras para o período de fim de ano no mês de novembro aponta que o comércio de Mato Grosso do Sul vai receber R$ 583,82 milhões em compras para presentes e comemoração, valor 26% menor do que o registrado no ano passado no Estado.

Segundo a pesquisa pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, os entrevistados afirmam que vão gastar R$ 190,08 milhões (10,14% a mais que ano passado) em compras, mas com as festas de Natal e de fim de ano, serão usados R$ 194,36 milhões e R$ 199,38 milhões (-29,55% e -30,69%), respectivamente.

Nas festas de fim de ano, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ R$ 218,43 e 50% afirmam que vão passar a data em casa, e 43,70% vão preparar a alimentação em casa. O gasto médio com presente será de R$ 281,86, sendo que 86,10% afirmam que vão até as lojas.

Os entrevistados afirmam ainda que vão comprar roupas, calçados e acessórios (53,60%), brinquedos (31,80%) e móveis/eletrodomésticos (2,08%). “Esse cliente estará em busca de descontos, pois a tendência é de pagar à vista (37,70%), e estará muito seletivo quanto ao preço (20,20%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de outubro e 18 de novembro nas cidades de Campo Grande, Coxim, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Ponta Porã e Bonito.

“O lojista precisa atrair a clientela, se destacar nesse momento com uma vitrine charmosa, atrativa e um rol de produtos que atendam todo tipo de consumidores. A presença digital também é importante, com um trabalho prévio de divulgação; já mostrando o que tem de novidade e os preços de sua loja. Uma dica importante é deixar sugestões de presentes prontos, alguns ‘combos’ que podem ser oferecidos para quem busca sugestões”, afirma a analista técnica do Sebrae MS, Vanessa Schmidt.

Ainda segundo a analista do Sebrae MS, os consumidores estão mais cautelosos, dimensionando onde e como vão investir esse dinheiro. “Por isso, os lojistas que forem mais competitivos nos preços, ofertarem mais descontos nas vendas à vista podem ganhar um fôlego extra neste fim de ano”, diz.

(Com informações IPF MS)

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