Com recusa do ES, Azambuja afirma que conseguiu vagas em SP para tratar pacientes

Governo
Reprodução/Internet

Com hospitais em colapso, pelo menos dez pessoas já foram transferidas para Rondônia

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse na manhã de ontem (4) que conversou com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), sobre a negativa em receber transferências de pacientes com COVID-19 de Mato Grosso do Sul para hospitais capixabas. Diante da resposta, foi buscada outra alternativa, informou, e foram liberados dez leitos no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto, que já é destino comum de pacientes sul-mato-grossenses das cidades próximas da divisa.

Azambuja disse ter falado por telefone com Casagrande e disse “entender o momento que o Espírito Santo também está passando”. “Casagrande me ligou. Eles teriam 20 leitos, mas estão em uma onda crescente então ele achou prudente aguardar um pouco mais”, disse Azambuja. “Mas ontem tivemos a liberação de mais 10 leitos em São José do Rio Preto e já temos hoje alguns pacientes sendo levados para Rondônia”, completou o governador.

A negativa do Espírito Santo veio no mesmo dia em que Mato Grosso do Sul anunciou que faria a transferência de oito pacientes para o estado capixaba. A informação da recusa foi publicada pelo governador Renato Casagrande em rede social.

Segundo Azambuja, estamos vivendo um momento duro da pandemia e isso exige solidariedade entre os estados que têm espaço para receber pacientes. Ainda ontem (4), os pelo menos oito pacientes saíram de Dourados, com destino a Campo Grande, acompanhados de médicos e enfermeiros. Dos oito pacientes, cinco são mulheres com idades de 79 anos, 68 anos, 58 anos, 52 anos e de 29 anos. E três são homens de 55 anos, 51 anos e 32 anos. O transporte aéreo foi realizado com a aeronave C105 Amazonas da ALA 5 da FAB (Força Aérea Brasileira). O décimo paciente a ser transferido é um homem de 29 nove anos, que estava internado em Eldorado. 

“Quando tínhamos espaço aqui cedemos para Rondônia e Amapá e agora os estados que têm espaço cedem para Mato Grosso do Sul”, declarou

(Confira a matéria completa na página A5 da versão digital do jornal O Estado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *