Depois de 11 anos de espera, o Aquário do Pantanal agora batizado de Bioparque Pantanal está sendo inaugurado na manhã de hoje (28) em Campo Grande. O maior centro de atração turística do Estado terá suas portas abertas de forma gratuita a população a partir do mês de maio.
Durante o evento de inauguração, o pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Corrêa Riedel destacou que o Bioparque se torna um dos principais pontos turísticos e após R$ 249 milhões de investimentos dos sul-mato-grossense o local será aberto para estudos no mês de abril e a população em maio.
“A entrada será gratuita, agora no mês de abril terá visitação institucional, escolas, grupos específicos no uso do aquário para estudos e também treinamento das equipes e a partir de maio será aberto a população. Será gratuito até por entender que o Estado já investiu muito num prazo onde não tem um parceiro privado nós vamos disponibilizar para a população tudo que está aqui dentro”, afirmou Riedel.
Com cinco milhões de litros, 33 tanques e 230 espécies diferentes, o Bioparque Pantanal se torna um dos maiores aquários de água doce. Com sua inauguração sendo feita na data da estreia do remake da novela Pantanal, Riedel frisa que isso deve fomentar o turismo no Estado.
“Está começando uma novela com o tema hoje, isso também vai divulgar muito nosso Estado e vão encontrar aqui um conjunto de informação, de conhecimento para poder ter essa referência do que é o Pantanal sul-mato-grossense e sair daqui depois de entender o que é o bioma. Vai la ver, ao vivo, experiência e conhecimento e na educação faz diferença na formação de cidadania”, pontuou.
Veja a entrevista de Eduardo Riedel na reportagem de Itamar Buzzatta e Berlim Calderão
Inauguração deve fomentar novos negócios na Capital
Ainda durante a inauguração do Bioparque do Pantanal, o secretario de Estado de meio ambiente e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck destacou que a meta de visitação ao aquário do próximo ano é de 300 mil pessoas. Esse número deve fomentar o comércio da Capital.
“Muitas pessoas que visitam Bonito passam por Campo Grande e não tem nenhum atrativo, então, a ideia é segurar essas pessoas pelo menos mais um dia na cidade, só isso vai gerar novos negócios, hotelaria e visitações”, disse Verruck, referindo-se a incrementação no setor turístico.
Além do movimento para o comércio, Verruck destaca que o Bioparque se torna um laboratório vivo de pesquisa da fauna em Mato Grosso do Sul. “Durante esses sete anos de espera e preparação dos peixes, foram realizados estudos científicos que identificaram 100 novas espécies de peixes no Pantanal. Além das visitações, vamos transformar o lugar em um grande centro de pesquisas importante para conhecimento no Estado”, comentou.
Confira o depoimento de Jaime Verruck na reportagem de Itamar Buzzatta e Berlim Calderão
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, falou da complexidade da obra de engenharia do Bioparque e também relatou que tudo andou no seu devido tempo. “Concluímos e transformamos essa obra em mais que um aquário, hoje é o Bioparque Pantanal, que envolve pesquisas, entretenimento e conhecimento, aqui vai falar sobre o nosso programa Estado Carbono Neutro, tem um museu interativo e uma biblioteca itinerante para os assuntos das águas interiores do Mato Grosso do Sul.”
O chefe do Executivo estadual disse que o Bioparque, “é uma bela obra. Estamos com 40% dos peixes que estarão disponíveis aqui, vamos levar seis meses de maturação nesses tanques para ter 100% dos peixes.”
Veja a entrevista do governador Reinaldo Azambuja
Clique na galeria e veja fotos registradas por Itamar Buzzatta e Berlim Caldeirão.
Gostaria de saber como vai funcionar a visitação gratuita, haverá algum site para prévia inscrição da visita?