Os cofres municipais recolheram R$ 35.017.161,71 em multas de trânsito por infrações variadas, como dirigir acima da velocidade máxima de uma via, estacionar em lugares proibidos ou em fila dupla, falar ao celular enquanto dirige ou fazer conversões proibidas, entre outras infrações em 2021. Somente nos dois primeiros meses de 2022, o valor arrecadado com multas de trânsito somaram R$ 8.529.431,00.
Os números, que estão disponíveis no portal da prefeitura de Campo Grande (https://www.campogrande. ms.gov.br/agetran/arrecadacao/) discriminam o valor total da arrecadação com multas e também a destinação dos recursos relatada pela administração municipal, que no caso dos descritos em fevereiro de 2022, podem ser tão variados quanto “contribuição patronal do INSS”, passando por “material para manutenção de veículos”, “material para sinalização de vias e afins” e “jetons e conselheiros”; “energia elétrica” e “serviços gráficos”; “fretes e encomendas” e “serviços bancários”.
A Agetran emitiu no ano passado, no período de pandemia, 262 mil multas. Neste ano, a média de multas está bem maior do que 2021, de 21 mil multas por mês, conforme mostra os dados na tabela ao lado.
Leia a matéria completa na página A5 do caderno impresso do Jornal O Estado MS