Com alta demanda pediátrica nas unidades de saúde públicas de Campo Grande, as crianças que precisam de cirurgias urológicas enfrentam escassez de urologistas especialistas nestes tipos de casos na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Segundo a Sesau, ao todo são nove médicos urologistas atendendo nas unidades da rede municipal de saúde, além dos profissionais que são especializados em cirurgias. Porém, apenas um profisisonal realiza o atendimento exclusivamente de crianças.
O incremento no número de atendimentos não é algo recente, conforme já noticiado por O Estado no mês passado. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a procura já triplicou neste período do ano. Algo que nesta semana foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, que pontuou o aumento de 200% na busca por pediatras.
Fila de espera
De acordo com a Sesau, não é possível confirmar quantos aguardam na fila para realização do procedimento, uma vez que, na maior parte dos casos, os pacientes dão entrada no sistema de regulação com pedido para múltiplas cirurgias.