Com a atuação de uma massa de ar seco, Mato Grosso do Sul mantém as condições de tempo firme com calor e sem probabilidade de chuva nos próximos dias. A meteorologia estima que nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25) os dias seguirão quentes com temperaturas acima do normal para a época do ano.
As mudanças esperadas para esta semana devem começar entre quarta-feira à noite e quinta-feira (26) com grandes chances de chuvas na região sudoeste e porção sul da região pantaneira.
Além de melhorar a qualidade do ar nos municípios dessas localidades, as temperaturas também devem registrar queda tanto nas mínimas quanto nas máximas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
“Na quinta-feira, na região sudoeste do estado, podemos ter mínimas entre 13/15ºC e máximas entre 17/20º”, aponta boletim assinado pela coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.
Vale reforçar que essa frente fria não será generalizada como a do fim de julho. Mudanças mais expressivas serão na parte Sudeste do País, em São Paulo e Rio de Janeiro, e no Centro-Oeste, especialmente entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Enquanto a frente fria não chega, os níveis de umidade relativa do ar continuam atingindo índices críticos entre 10-35%, com atenção especial para as regiões centro-norte e leste e porção norte da região pantaneira.
Entre as recomendações estão: tomar bastante água para manter a hidratação do organismo, umidificar ambientes, evitar exposição direta ao sol ou mesmo a prática de atividades físicas nas horas mais quentes e secas do dia.
O calor acima da média para o período que historicamente já é seco, acende o alerta para os focos de queimada que são prejudiciais à saúde e também ao meio ambiente.
Acesse também: Canadá tem mais de 130 mortos por supercalor repentino
Com um supercalor de quase 50ºC, o Canadá já registrou mais de 130 mortes súbitas só em Vancouver, de acordo com a polícia local. Os números são desde sexta-feira (25). Grande parte dos mortos era de idosos ou pessoas com problemas de saúde pré-existentes. (leia a matéria completa aqui)