QUASE 50º: Canadá tem mais de 130 mortos por supercalor repentino

_119136237_mediaitem119136236

Com um supercalor de quase 50º, o Canadá já registrou mais de 130 mortes súbitas só em Vancouver, de acordo com a polícia local. Os números são desde sexta-feira (25). Grande parte dos mortos era de idosos ou pessoas com problemas de saúde pré-existentes. (VEJA VÍDEO DA TV BRASIL NO FIM DA MATÉRIA).

Foi uma quebra de recorde de calor consecutiva. Em Lytton, na Colúmbia Britânica, província que fica na costa oeste do país,  a temperatura chegou a 49,6°C. O noroeste dos Estados Unidos também registraram mortes e temperaturas de deserto. 

A causa do calor é de ar quente de alta pressão estática que se estende da Califórnia aos territórios árticos. Segundo especialistas, a mudança climática deve aumentar a frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor. Porém, ainda não vinculam o fato com o aquecimento global. O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, John Horgan, disse que a semana mais quente que a província já viveu levou a “consequências desastrosas para famílias e comunidades”.

As centenas de mortos devem aumentar porque algumas regiões dizem ter respondido a incidentes de morte súbita, mas ainda precisam tabular os números. Um policial declarou sua surpresa. “Sou policial há 15 anos e nunca tinha visto esse volume de mortes súbitas, que ocorreram em um período de tempo muito curto”, disse o sargento Steve Addison.

Ele ainda revelou que as pessoas chegavam às casas de parentes e encontravam eles mortos. Assim, policiais foram realocados na cidade, enquanto o aumento do número de chamadas de emergência criou uma sobrecarga e esgotou a capacidade de resposta policial.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *