Bolsonaro envia acordo sobre escritório da OCDE no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro enviou na quinta-feira (5) uma mensagem ao Congresso Nacional informando sobre a instalação de um escritório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil.  A mensagem foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

O país assinou acordo em 2017, em que pede a entrada no bloco, que congrega algumas das nações mais desenvolvidas do planeta.

Segundo o governo brasileiro, o início das atividades do escritório da OCDE no Brasil faz parte do acordo para o ingresso do país no grupo. Com a representação oficial, o governo pode ter contato direto com o secretariado da entidade.

“Esse acordo está em sintonia com o pleito do Brasil de entrada na OCDE, que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, poderá estimular investimentos e a consolidação de reformas econômicas”, afirmou o governo, em nota.

Para ingressar oficialmente no bloco, o Brasil precisa atender a 240 requisitos, que incluem normas de meio ambiente, participação social, comércio, finanças, entre outros. Atualmente, a entidade tem 36 membros, sendo os Estados Unidos o principal ator na entidade.

Caso o Brasil seja aceito, o país ganhará uma série de benefícios, como a garantia para investidores externos de segurança jurídica, que podem aumentar a entrada de recursos em território nacional. Entre os motivos de alinhamento do governo Bolsonaro ao atual presidente norte-americano Donald Trump, está o aval dos EUA à candidatura brasileira. Com o voto  dos Estados Unidos, as chances de aprovação são maiores dentro da entidade. Confira outras notícias.

(Com informações: Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *