A equipe do Bioparque Pantanal identificou cerca de cinco perfis não oficiais no Instagram que levam o nome do complexo. Um deles conta com mais de 7 mil seguidores e costuma replicar o conteúdo oficial, inclusive apresenta em sua bio o link do site oficial onde são realizados os agendamentos para visitação do Bioparque.
Eles alertam para os riscos de possíveis golpes que podem ser aplicados pelas pessoas que estão por trás desses perfis, principalmente pelo engajamento que as contas têm alcançado e até mesmo a interação com os seguidores.
Um dos perfis é o @aquariodopantanaloficial, tem aproximadamente 4.800 seguidores e costuma replicar as publicações e fotos de outros locais; a primeira publicação foi feita no dia 31 de outubro de 2021, cerca de seis meses antes da inauguração oficial.
Segundo a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, a disseminação de perfis fakes pode prejudicar as pessoas que muitas vezes procuram as redes sociais para tirar dúvidas.
“Além desses perfis divulgarem informações que não são reais, podem usar o nosso nome para aplicar golpes ou até mesmo dar a falsa impressão de que a pessoa conseguiu agendamento, implicando inclusive em gastos no deslocamento até o local.”
A diretora ainda informou que já acionou o setor jurídico do Governo do Estado. “Fizemos o recolhimento de provas e comunicamos a autoridade policial sobre o caso.”
Em nenhum dos perfis existem informações sobre a real intenção da conta, e aparentemente são perfis fakes com o objetivo de se passar pelo perfil oficial.
A equipe de reportagem do jornal O Estado tentou entrar em contato com dois dos perfis identificados, mas não obteve qualquer retorno.
Desde sua inauguração o Bioparque Pantanal já recebeu a visita de diversos grupos e, após a liberação para visitação agendada, na primeira semana já se pode observar o sucesso. O local recebeu estudantes de três escolas privadas da Capital, de uma escola estadual e de cinco escolas municipais de Rio Brilhante, e até mesmo um casal de holandeses passou por lá.
Estima-se que cerca de 3,3 mil pessoas passem pelo espaço nesta primeira etapa de visitas agendadas, e a expectativa é de que 600 pessoas passem pelo Bioparque em cada período do dia, sendo que aos sábados é apenas de manhã.
A quem ainda não agendou o passeio pelo Bioparque, os novos cadastros para a visitação começam na próxima segunda-feira (16), e a quantidade de vagas será ampliada para mil pessoas por dia.
De acordo com o cronograma do complexo, todas as segundas e quartas-feiras serão dedicadas a visitas de estudantes. Terças, quintas e sábados serão para recepção do público geral e nas sextas- -feiras o espaço receberá organizações da sociedade civil e grupos técnicos.
Texto: Camila Farias – Jornal O Estado de MS.
Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.