Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) apontam que 30,2 milhões de domicílios receberam algum auxílio emergencial relacionado à pandemia durante o mês de julho. O número é equivalente a 44,1% do total de lares do País.
Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa mensal também revela que em junho, 43,0% dos lares estavam contemplados pelo repasse. O valor desses benefícios, como o Auxílio Emergencial e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, somou R$896 por domicílio em julho e R$ 885 em junho.
“Todas as Unidades da Federação registraram aumento de percentual de domicílios que receberam auxílio”, disse Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
Auxílios por região
Conforme os dados, os cinco Estados com maior proporção de lares atendidos foram Amapá (68,8%), Maranhão (65,8%), Pará (64,5%), Alagoas (62,8%) e Amazonas (62,6%). Em contrapartida, as demais regiões ficaram abaixo dos 50% como o Rio Grande do Sul (29,6%) e Santa Catarina (24,5%) com menos domicílios assistidos, proporcionalmente.
(Com informações do Notícias ao Minuto)