Árvore centenária será retirada do canteiro central de Campo Grande

Figueira
Foto: Berlim Caldeirão/O Estado Online

Uma Figueira centenária será retirada no próximo domingo (10), do canteiro central, localizado na Avenida Afonso Pena, em frente da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande. A retirada da árvore foi solicitada pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), devido ao risco que oferece a população.

Em nota, a Semadur comunicou que foram feitas diversas ações para tratamento e controle de pragas que acometeram a figueira, mas a retirada é necessária, uma vez que a árvore apresenta riscos de queda de galhos, o que ocasionaria acidentes.

Secretário da Semadur, Luís Eduardo Costa, esteve no local para avaliar a retirada da árvore e explicou os fatores que levaram à decisão.

“Essa árvore passa por monitoramento desde 2017, mas começou a apresentar um problema fitossanitário agudo, que não teve condições de recuperação. Hoje fizemos uma ressonância para saber como está o madeiro desta árvore e identificar a deficiência estrutural que poderia ocasionar quedas”, disse.

Luís Eduardo Costa ressalta que em 2017 foi feito um tratamento para tentar evitar que a figueira apodrecesse. “Usamos uma espuma expandida, que retirou todo o madeiro que estava podre na época, e foi colocado um fungicida e tampado todas as cavas que eram prejudiciais a ela, mas essa infelizmente começou a decair”, explicou.

O secretário destacou ainda que agora será feito uma avaliação nas demais árvores da região, para que não aconteça o mesmo, e que novas mudas da figueira já foram plantadas no viveiro da Afonso Pena.

Por estar localizada em frente a uma escola e em uma das principais avenidas da cidade, a retirada será realizada no domingo a fim de evitar transtornos à população.

Cidade Árvore do Mundo

Pelo terceiro ano consecutivo Campo Grande conquistou o título internacional “Tree City of de World”, que significa “Cidade Árvore do Mundo”, titulo concedido anualmente pela Arbor Day Foundation em parceria com a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com objetivo de prestar reconhecimento à excelente arborização urbana das cidades em todo o mundo.

Confira mais informações na live:

Com informações de Wanderson Lara.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *