Por Méri Oliveira – Jornal O Estado MS
Ao todo, quase 20 mil pessoas passaram pela Praça do Rádio nas três noites de festa
Após dois anos sem festejos juninos, Campo Grande finalmente teve a chance de matar as saudades das festas juninas com a volta do Arraial de Santo Antônio em sua 20ª edição, que, apesar do frio, atraiu quase 20 mil pessoas nas três noites do evento. Foram vários shows, entre eles, de Munhoz & Mariano, Patrícia & Adriana e João Carreiro, vários artistas regionais, como Aurélio Miranda, Magron Escobar e outros, além de apresentação de quadrilhas e sorteio de violões autografados por Luan Santana, Michel Teló e Grupo Tradição.
Um dos momentos mais esperados, a homenagem à Delinha foi realizada na sexta-feira, com a entrega de uma placa a João Paulo Pompeu, filho da cantora, seguida de um discurso da prefeita Adriane Lopes. As 27 barracas de diferentes instituições da cidade foram abertas às 18h, servindo quitutes como pastel, cachorro-quente, arroz pantaneiro, carreteiro, espetinhos, crepes e até acarajé. Já a sobremesa estava garantida com doces típicos e o tradicional bolo de Santo Antônio, que fez sucesso durante a festa.
De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), o público foi de cerca de sete mil pessoas na sexta, aproximadamente cinco mil no sábado, e cinco mil no domingo, última noite do evento.
Os shows foram os grandes responsáveis por atrair o público, já que, mesmo com o frio e a sensação térmica abaixo de 10ºC, o público não desanimou: cantou, dançou e festejou com os artistas, além de prestigiar Santo Antônio, o padroeiro da festa.
Como era de se esperar, as tendas montadas pela Paróquia de Santo Antônio, onde eram vendidos os bolos do santo, tiveram bastante movimento de campo-grandenses que sonhavam encontrar uma das 500 alianças escondidas entre os potes preparados, cerca de sete mil. A ideia inicial, de acordo com pessoas da equipe, era vender apenas as fichas para retirada posterior, mas de acordo com elas, o pároco observou que as pessoas iriam querer pegar o bolo na hora, o que acabou se confirmando na prática.
Às 19h30 foi realizada a procissão de Santo Antônio, que trouxe um momento de introspecção e oração entre os fiéis e devotos do padroeiro.
Pagode na festa junina?
As festas juninas da Capital sempre prestigiaram o sertanejo com shows de diversos artistas do segmento ao longo dos anos. Entretanto, em 2022, isso mudou um pouco e, entre os shows de sertanejos nacionais e artistas regionais, o pagode também teve lugar, ao lado do forró.
Na noite de sábado, Aurélio Miranda deu início às apresentações, seguido pelo conjunto SambaPop – que animou o público – e deram sequência à dupla Pedro Hulk e Hudson; Renato e Renan; Magron Escobar e o Grupo Uirapuru fechou a noite com um grande bailão.
Violões autografados e shows
Um dos destaques da última noite foi o sorteio dos três violões autografados, cedidos por Luan Santana, Michel Teló e Maria Cecília & Rodolfo. A ação fez parte da Campanha do Agasalho, promovida anualmente pelo FAC (Fundo de Atendimento à Comunidade). Três mulheres foram sorteadas e devem retirar os prêmios na sede da FAC.
Para fechar a noite, o sertanejo novamente ganhou o palco com show de Patrícia & Adriana, que neste ano celebram 25 anos de carreira, e João Carreiro, cuiabano que se radicou em MS há alguns anos. Apesar do frio, os fãs novamente cantaram, dançaram e se divertiram muito.
Agora, as expectativas são de que não nos faltem mais as benditas – e alegres – festas juninas que são tão amadas Brasil afora.
Confira mais notícias no Jornal O Estado de MS.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.