Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência ambiental desde o início do mês de abril até o final do ano por conta das condições climáticas que favorecem a propagação dos focos de incêndio sem controle em áreas florestais. A equipe do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul está em viagem para o Pantanal para trazer mais informações sobre a situação climática da área.
O Governo do Estado vem investindo na prevenção dos incêndios. Em dezembro do ano passado foi entregue o avião Air Tractor – Xaraés, modelo AT-803F, vindo dos Estados Unidos. O modelo tem capacidade de transportar até 3 mil litros de água e é apontado como um dos melhores equipamentos do mundo para combate a incêndios florestais, principalmente para locais de difícil acesso por bombeiros. É a primeira aeronave especifica para combates a incêndios florestais adquirida.
O custo estimado para a compra da aeronave foi de R$ 14 milhões de reais. É previsto que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul também realize a compra de uma aeronave do mesmo modelo para reforçar a frota de combate a incêndios em áreas de florestas. O avião também possibilita pousos e decolagens em diversas pistas do Estado.
De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos três primeiros meses desse ano os focos de incêndio estão em níveis superiores se comparados com o mesmo período do ano passado. Em janeiro, fevereiro e março, foram registrados 309 focos de calor. Em 2022, de janeiro a março já foram registrados 493 focos. Porém o período mais critico é esperado no segundo semestre do ano. Em 2021, só no mês de setembro forma registrados 2.739 focos de incêndio.
Com informações do Portal MS.