“A UFN3 tem um ‘grande olhar’ no mercado”, diz Azambuja após Petrobras cancelar venda de fábrica

UFN3
Foto: Ministerio do Planejamento

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou hoje (28) em Campo Grande, no bairro Tiradentes, da inauguração do LabCrie (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica). Com a imprensa, ele comentou sobre a desistência da Petrobras de vender, para o grupo russo Acron, a UFN3 (fábrica de fertilizantes nitrogenados) em Três Lagoas.

De acordo com o comunicado da Petrobras, o plano de negócios proposto pela empresa em substituição ao projeto original impossibilitou algumas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação.

“A Petrobras me comunicou que vai realizar um novo edital e que existem outras empresas interessadas em adquirir parte da petrobras na UFN3. Temos certeza que o processo vai caminhar e que teremos uma solução baseada na concretização da fábrica e a transformação de Mato Grosso do Sul em um estado produtor de fertilizantes nitrogenados”, projetou o governador.

Durante o evento com o Ministro do MEC (Ministério da Educação), Victor Godoy, Azambuja explicou a discordância que o Estado teve com a estatal. “Não concordávamos sobre a questão de estender um termo para uma misturadora de adubos. Mas se for para concluir a UFN3, não me interessa se for com os russos, gregos ou brasileiros. Estamos dispostos a fazer a extensão dos benefícios fiscais para MS se tornar produtor de fertilizantes”, explicou o governador.

Possíveis compradores

Reinaldo contou como a UFN3 é procurada por possíveis compradores. “Já fui procurado por alguns grupos na semana anterior. Com a demanda crescente pela produção própria de fertilizantes no Brasil, acho que a UFN3 tem um ‘grande olhar’ no mercado. Com certeza teremos grandes grupos e conglomerados que produzem fertilizantes em nível nacional e mundial”, emendou ele.

“Tendo isso feito, por nossa parte, sem nenhum problema estendermos os mesmo benefícios fiscais que foram dados a Petrobras para a nova adquirente. Desde que, tenha no termo de acordo firmado, a obrigação de produzir fertilizantes aqui em Mato Grosso do Sul”, concluiu.

A UFN3 ficou à venda em setembro de 2017 porque a Petrobras alegou que não tinha mais interesse em seguir no seguimento de fertilizantes. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

Foto: Edemir Rodrigues

LabCrie

Com apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o principal objetivo do LabCrie é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, onde eles se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação nas suas práticas pedagógicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *