Os próximos municípios a receber a Carreta da Justiça serão, segundo o calendário de atendimentos, Juti nos dias 1º e 2 de dezembro, Laguna Carapã 12 e 13 e Douradina no dia 15 e 16.
A iniciativa visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa deslocar-se até outro município em busca de soluções para suas demandas.
A unidade móvel que viaja pelo Estado tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, espaço para advogado, além de copa, banheiros e varanda na frente para recepção de pessoas.
Nos dias 28 e 29 de novembro, o município de Japorã recebeu a Carreta da Justiça, que levou a prestação jurisdicional de qualidade para mais perto do cidadão daquela localidade. Nesta edição, o juiz Roberto Hipólito da Silva Jr. coordenou os trabalhos.
Assim, nos dois dias de trabalho, 291 pessoas circularam pela unidade móvel, cujo serviço mais procurado, a exemplo de outras cidades, foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, totalizando 43 atendimentos.
Houve ainda dois divórcios e uma dissolução de união estável, além de 45 novas ações abertas. A Defensoria Pública atendeu 24 pessoas e a equipe da Carreta realizou agendamentos, atendimentos, consultas, informações e orientações gerais para 90 cidadãos.