EUA acusam Rússia de crimes de guerra na Ucrânia

EUA acusam Rússia
Foto: Divulgação/Folhapress

O Departamento de Estado americano anunciou ontem (23), que após uma investigação interna foi constatado que tropas russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia, termo que já havia sido citado pelo secretário Antony Blinken e o presidente Joe Biden em declarações sobre o conflito.

Na ocasião, Blinken disse que foi feita uma “análise cuidadosa”, baseada em informações de inteligência e outras disponíveis em fontes públicas.

“Vários relatos confiáveis de ataques indiscriminados e deliberadamente direcionados a civis, bem como outras atrocidades”, disse o secretário de Estado.

Segundo ele, os crimes teriam sido cometidos pelas forças de Moscou, citando bombardeios em Mariupol, cidade no sudeste sob cerco dos russos.

Os EUA também comunicou que seguirá monitorando relatos de crimes de guerra e compartilharão as informações coletadas com aliados e instituições internacionais.

Procurador-geral do Tribunal Penal Internacional anunciou que foi aberta uma investigação para apurar eventuais crimes de guerra na Ucrânia. Para os analistas do setor uma investigação como essa contra o presidente russo, Vladimir Putin, ou outros líderes russos enfrentaria grandes obstáculos e poderia levar anos.

Com informações da Folhapress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *