Barbados deixa de ser colônia britânica e Rihanna se torna heroína nacional

rihanna-barbados-2

Uma noite histórica para Barbados ocorreu na segunda-feira, 29 de novembro. A República foi declarada na National Heroes Square, em Bridgetown, capital do país, que, desta forma, quase 400 anos depois da chegada da Grã-Bretanha, a Rainha Elizabeth II, deixou de ser a chefe de Estado do país caribenho. Ex-colônia britânica, Barbados conquistou a sua independência há 55 anos, mas a decisão de se separar da monarquia foi anunciada em setembro de 2020. Nomes reconhecidos do país, como da cantora Rihanna foram celebrados no evento.

A advogada Sandra Mason foi nomeada governadora-geral de Barbados pela Rainha Elizabeth II em janeiro de 2018, cargo que ocupou até assumir a presidência do país na segunda-feira, 29.

Esta é a 1ª vez em quase 30 anos que a rainha é removida do posto. O último país a fazê-lo foi as Ilhas Maurício, em 1992. Em 1999, a Austrália apresentou um referendo sobre o assunto, mas a proposta de desvinculação foi derrotada. O príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II, participou das celebrações republicanas em Bridgetown e foi alvo de críticas.

Segundo o site O Fuxico, nascida em Barbados, Rihanna foi declarada “Herói Nacional de Barbados” durante uma cerimônia que celebrou a transformação do país em uma república, na noite de segunda-feira, 30 de novembro. Barbados deixou de ser uma monarquia constitucional e removeu a Rainha Elizabeth II como chefe de estado.

Coube à primeira-ministra Mia Amor Mottley, presentear Rihanna com a designação: “Que você continue a brilhar como um diamante e honrar sua nação com suas palavras, suas ações e dar crédito aonde quer que você vá”, disse Mia.

A Ordem dos Heróis Nacionais de Barbados foi criada em 1998, quando 10 proeminentes barbadianos foram indicados para o grupo. O governo convocou nomeações públicas para adicionar à ordem em março de 2021.

Rihanna é a segunda mulher a ser homenageada desde que a ordem foi estabelecida. Ela passa a ser reconhecida no país como a Honorável Robyn “Rihanna” Fenty.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *