O Parque Estadual do Rio Negro, continua duramente afetado por queimadas. No começo do mês, 28 homens da equipe do Corpo de Bombeiros de Aquidauana estavam contendo o incêndio que se alastrava. Atualmente, foram registrados 1.888 focos ativos, segundo os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). E, 72 militares atuam na região pantaneira com o apoio de voluntários de ONG’s (organizações não-governamentais).
Segundo o Inpe, o baixo índice de chuva os focos eram maiores, no mês passado, a área destruída pelo fogo foi de 8.354 km², com 2.954 focos ativos. Esse mês com mais previsões de chuva para Mato Grosso do Sul, é possível que os focos de chuvas diminuam. Com a tempestade de sexta-feira passada (15), havia 135 focos e no outro dia zerou.
Segundo as fotos divulgadas, anteontem (20), o fogo chegou às margens do Rio Aquidauana. E, há esperança de que diminua os focos ativos de fogo com a chuva que está prevista para o final de semana.
Para reforçar o combate às queimadas, o Ministério do Desenvolvimento Regional repassou R$ 6,7 milhões para Mato Grosso do Sul. Os recursos serão usados na compra de combustíveis para viaturas, barcos e equipamentos, além de contratação de aeronaves e aluguel de veículos para transporte de pessoal.