Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou nesta quinta-feira (3), dois alertas de perigo de tempestade em Dourados, até as 11h da próxima sexta-feira (4). A previsão indica a possibilidade de chuvas de intensidade alta e moderada em todo o município.
Conforme o alerta de perigo (laranja), são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já o alerta de perigo potencial (amarelo), prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h e queda de granizo. Apesar do risco de corte de energia elétrica ser baixo, também há a possibilidade de estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Para evitar incidentes, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Na última terça-feira (1), uma forte tempestade ocasionou diversos estragos na região, que registrou 67.4 milímetros de chuva e rajadas de vento de 39 quilômetros por hora.
O balanço divulgado pela Defesa Civil aponta que a tempestade resultou em mais de 100 árvores caídas, cerca de 15 casas alagadas e ruas obstruídas, além de interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do município.