Capacitação em Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de boca é tema de palestra

Foto: Prefeitura de Dourados
Foto: Prefeitura de Dourados

Aconteceu hoje (5), a Capacitação em Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A palestra foi ministrada pela professora cirurgiã-dentista Dra. Márcia Gorisch, que é Mestre e Doutora em Patologia Bucal pela USP.

A palestrante é Estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas do CEO de Campo Grande/MS e docente universitária. Ela veio convidada de Campo Grande para ministrar essa formação, por ser referência no Estado no tema de Patologia Oral e Câncer de Boca. O evento aconteceu pela manhã no Anfiteatro do Bloco 10, da Unigran.

Prefeitura promove Ação de Prevenção ao Câncer de Boca na Praça Antônio João

Neste sábado (6), a Prefeitura realiza uma ação na Praça Antônio João, das 8h às 12h com atividade e exames para identificação do câncer. A proposta reforça a importância do diagnóstico precoce como fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance.

A paciente Maria Machado Cáceres Coutinho relata como o diagnóstico precoce ajudou no tratamento do câncer bucal. “Era apenas um machucadinho na gengiva, sem motivo aparente, mas por orientação de uma enfermeira amiga, procurei um especialista. Ele achou por bem fazer uma biopsia, quando foi constatado que aquele pequeno ferimento na verdade era o início de um câncer bucal”, conta.

A partir da identificação deu-se início a um tratamento oncológico que, por conta do diagnóstico precoce não precisou ser agressivo. “Temos que agir rápido se desconfiarmos de alguma coisa e confiar nos profissionais. Fiz isso e rapidamente o mal foi sanado”, afirma dona Maria.

Segundo a doutora Jaqueline Santos Almeida Lavenski, dentista que trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas, periodontista habilitada em odontologia hospitalar e tem habilitação em laser terapia de pacientes oncológicos, o diagnóstico precoce é muito importante. “Foi muito positivo ela desconfiar que poderia ter alguma coisa diferente em sua boca e ter procurado ajuda”.

Fatores de Risco

Existem diversos fatores de risco que provocam o câncer bucal. O mais comum é a exposição ao sol e para as pessoas que estão mais expostas, como carteiros, agricultores, ambulantes, entre outro, é aconselhável o uso de filtro solares.

Outro fatores de risco são o uso do cigarro, do cigarro de palha, narguilé, cigarros eletrônicos, principalmente se aliados ao álcool. “Quem é tabagista e etilista aumenta muito a probabilidade de ter um câncer de boca”, explica a dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *