Além de ser a brasileira mais rica do Brasil, a empresária Luiza Helena Trajano, fundadora e presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi eleita pelo jornal inglês Financial Times como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo. Ela é a única “tupiniquim” a participar da lista. Sua fortuna em 2020 foi estimada em US$ 4,9 bilhões, de acordo com a Forbes.
Aos 73 anos, a paulista foi incluída na categoria “Líderes” da publicação pois, conforme escreveu a revista, Luiza deveria ser mais reconhecida internacionalmente tanto quanto é pelos brasileiros.
“Uma das mulheres de negócios e líderes sociais mais notáveis do país, Trajano é uma inspiração para empreendedores em todos os lugare”, disse o Financial Times. No mês de setembro, a empresária já havia aparecido enquanto a única brasileira na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
O que era apenas um pequeno negócio de família se transformou em uma das maiores potências do varejo na América Latina. Luiza começou a trabalhar aos 17 anos na loja no interior paulista, em Franca, cidade onde nasceu.
Além da empresária brasileira, a lista das mulheres mais influentes do mundo elaborada pelo Financial Times também inclui a atleta Naomi Osaka; a escritora Sally Rooney; a presidente da assembleia constituinte do Chile, Elisa Loncón Antileo; a ativista política de Belarus, Sviatlana Tsikhanouskaya; cineasta chinesa e vencedora do Oscar, Chloé Zhao; e a atriz estadunidense Scarlett Johansson.