Caetano Veloso não segurou camiseta de “presidente louco”

É montagem a foto que circula nas redes sociais uma foto de Caetano Veloso com a ex-deputada Manuela d’Ávila. Nela, onde o músico segura uma camiseta em que se lê “presidente louco, podemos lhe defecar hoje?”. Por meio do projeto de verificação de notícias, a Agência Lupa comprovou mais esta fakenews.

“A verdadeira face de Caetano! Não respeita o povo brasileiro e suas escolhas”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 185h do dia 22 de agosto de 2019, havia sido compartilhada mais de 200 vezes

FALSO
A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original mostra Caetano Veloso segurando uma camisa com a estampa “Orange is The New Queiroz”. A frase, inspirada na série Orange Is the New Black, da Netflix, é uma referência ao caso Queiroz. Ela foi publicada no Facebook da ex-deputada federal Manuela d’Ávila no dia 8 de fevereiro deste ano.

A camisa é do instituto “E se fosse você?”, ONG apoiada por Manuela, que visa combater “a fake news e ódio nas redes”. Para manter o trabalho, a entidade vende camisas com frases relacionadas às causas que defende.

Em seu Instagram, a ex-deputada desmentiu o boato. “Funciona assim: ele [Bolsonaro] fala a besteira e no outro dia ‘inventam’ a fake news e uma máquina distribui m… para tentar mudar o foco”, disse Manuela. (Rafael Belo com Agência Lupa)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.