WTA de Tóquio é cancelado pela primeira vez, desde 1984

O Comitê Executivo do torneio WTA de Tóquio (Toray Pan Pacific Open) cancelou a competição programada para novembro deste ano, diante do recrudescimento no Japão de casos do novo coronavírus (covid-19). Esta é a primeira vez que o torneio deixará de ocorrer, desde sua criação, em 1984. A decisão foi confirmada em nota oficial nesta quarta-feira (29) pela Associação de Mulheres Tenistas Profissionais (WTA, sigla em inglês).

Na noite de ontem (29), em comunicado oficial, o Comitê Executivo do Toray Pan Pacific Open anunciou a extinção do torneio este ano. “Esta é a primeira vez que o torneio foi cancelado desde que começou em 1984. Este é um resultado decepcionante não apenas para jogadores de tênis de todo o mundo que jogam todos os anos, mas também para fãs de tênis nacionais e internacionais, mas faremos o possível para manter e ter sucesso no evento principal em 2021.”

Em nota, a WTA agradeceu o esforço do Comitê Executivo em tentar viabilizar o torneio, com partidas sem público, a fim de priorizar a saúde e a segurança de todos os envolvidos. “No entanto, após uma série de deliberações, o Comitê Executivo tomou uma decisão comovente de descartar o adiamento e concluiu que o cancelamento do torneio era a melhor decisão no interesse da saúde pública, especialmente à luz da preocupação com o segundo onda de infecção se espalhando no Japão”.

O cancelamento do WTA de Tóquio acontece a menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, que estão marcados para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto na capital japonesa.

Cancelamentos na China

Outros dois torneios também foram impactados nestes últimos dias no continente asiático. Na semana passada, o ATP Tour masculino e o WTA feminino, que ocorreriam na China, foram cancelados. O Governo Chinês proibiu eventos esportivos internacionais até o final deste ano, como medida de segurança sanitária, devido à covid-19. O único evento marcado Ásia, no calendário provisório da WTA para 2020, é o Aberto da Coreia do Sul, na capital Seul, em outubro.

O WTA de Palermo, na Itália, programado para começar na próxima segunda-feira (3 de agosto), deverá marcar a retomada dos eventos da temporada 2020, marcada por vários torneios suspensos ou extintos.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *