Uma das vagas da Série C é de clube conhecido por times de MS

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

No ano em que completará 30 anos de sua entrada no futebol profissional, a Associação Atlética Aparecidense, de Aparecida de Goiânia, jogará pela primeira vez a Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar da pouca tradição, o time tem dois vice-campeonatos goianos (2015 e 2018), o Camaleão coleciona bons resultados nos últimos anos perante o futebol sul-mato -grossense. No duelo mais recente, a Aparecidense aplicou 7 a 0 no Aquidauanense, em janeiro, pela Copa Verde 2020, disputada este ano após ser adiada em virtude da COVID-19.

No ano passado, foi adversário do Águia Negra no Grupo 5 do Brasileiro da Série D. O time de Rio Brilhante terminou a fase em quinto lugar com 19 pontos, ao passo que a equipe de Goiás foi líder com 28. Nos dois confrontos entre as equipes, duas derrotas dos sul-mato-grossenses. No Ninho da Águia, perdeu por 1 a 0, e no Estádio Aníbal Batista de Toledo, sofreu goleada de 4 a 0. Desde 2009, com a consolidação da Série C no formato atual, com 20 times, Mato Grosso do Sul jamais chegou sequer às fases finais da quarta divisão.

Na edição atual, além da Aparecidense, associação cuja fundação fará 35 anos na sexta-feira (22), os outros três semifinalistas da Série D, e que assim conquistaram o acesso, são ABC-RN, Campinense-PB e Atlético-CE, que eliminou a Ferroviária-SP, time que liderou o Grupo 6, em que o Águia Negra foi o lanterna, na primeira fase. “Acesso confirmado. O sonho foi realizado, o Camaleão está na Série C 2022!”, postou o clube, sábado (16), por meio de rede social. Nas semis, o Atlético-CE encara o Campinense, ao passo que o ABC mede forças com a Aparecidense.

Empate que bastou

A classificação inédita veio após empatar em 1 a 1 com o Uberlândia, na tarde de sábado (16) no Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia. O Camaleão chegou à partida com uma boa vantagem, após vencer a ida por 1 a 0 (graças a gol de Alex Henrique), no dia 9 deste mês, no Parque do Sabiá. Com a necessidade da vitória, o Uberlândia foi quem mais se aproximou de marcar no primeiro tempo, quando, aos 38 minutos, acertou a trave em cabeçada de Matheus Mendes após cobrança de escanteio de Elivelton.

Logo aos 3 minutos da etapa final o Camaleão quase abriu o marcador, quando Adriel recebeu na direita e cruzou para o meio da área, onde Rafa Marcos furou e Alex Henrique aproveitou a sobra de bola para bater livre e superar o goleiro Roballo. Mas o gol foi anulado após o juiz assinalar impedimento, com auxílio do VAR. A partir daí o Uberlândia se lançou ao ataque, e aos 42 minutos, o time da casa aproveitou contra-ataque e Negueba abriu o placar. Já nos acréscimos do jogo o Periquito ainda conseguiu o empate, com Daniel Ribeiro em cobrança de pênalti, assinalado com auxílio do VAR, insuficiente para evitar a festa da Aparecidense e do município da Região Metropolitana de Goiânia.

Com informações da Agência Brasil

Confira essa e outras notícias aqui, em nossa versão digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *