No total, serão 195 integrantes de MS para os jogos em Blumenau
Os primeiros representantes de Mato Grosso do Sul desembarcam nesta sexta-feira (15) em Blumenau (SC), para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. A etapa nacional terá a participação de 195 atletas do Estado, mas a primeira leva conta com 61, do basquete, handebol e judô. Foram junto a eles dez membros da comissão técnica. A previsão de chegada do grupo à região litorânea é as 9h30. As competições começam dia 17 (domingo) e terminam no dia 29 deste mês.
O judô é a primeira categoria individual a competir. São 32 nomes, 16 meninas e 16 meninos, divididos nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). Com isso, as expectativas de Clayon Rojas, técnico da Funlec – Unidade Oswaldo Tognini, é alta. “Queremos é fazer história! Todos estão bem treinados e sem lesão”, diz ao Jornal O estado, diretamente da estrada.
Além dele, Alessandro Nascimento, do Colégio Status, e Alexandre Cano, do Colégio Anglo (Dourados) acompanham a turma. Clayton cita os atuais campeões escolares brasileiros, que atuam pelos três colégios citados. “Temos vários atletas com potencial em trazer medalhas para o Estado, entre eles Alexia Nascimento, Ana Lia Oshiro e João Pedro de Andrade”, fala.
As modalidades coletivas estarão representadas pelo interior. O Handebol vai com a Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, de Aquidauana, pela chave B. No basquete, os mais novos são da Municipal Neil Fioravanti, de Dourados, e os mais velhos do Colégio Elite Mace, de Ponta Porã.
O hexacampeão estadual, Hugo da Costa, comanda o time de Ponta Porã. “Nossa intenção é chegar entre os quatro do campeonato. O nível da competição é muito alto, são os melhores de cada Estado. Vai ser difícil, mas acredito que a gente também pode”, afirma.
Estrutura está quase pronta para receber as primeiras delegações
Em 2018, a delegação do Estado teve 11% a menos de representantes na etapa nacional. A expectativa da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) é de que com o aumento de atletas, o número de medalhas seja maior do que 24, conquistadas ano passado. E para nada der errado, o chefe da delegação, Leandro Fonseca, chegou no local há cinco dias.
Ele e os outros oito técnicos da Região Amarela (parte do Centro-Oeste e Sul) já cuidaram de toda a parte burocrática. “O legal de ter sido um dos primeiros a chegar é que vimos a evolução da montagem da estrutura. No primeiro dia estava tudo muito cru, depois foi ganhando mais forma. Agora têm mais de 150 pessoas trabalhando nos últimos detalhes da montagem”, comenta.
Independente do resultado, ele espera que a participação seja um marco para a vida dos atletas. “Vai ser uma oportunidade única para eles, porque a data coincide com o período da ‘Magia do Natal’ aqui em Blumenau, que é uma festividade tradicional da cidade. A Vila Germânica, onde os atletas de algumas modalidades vão ficar, também está sendo decorada com esse clima. Sabemos que muitos não vão dar sequência, muitos vão virar destaque olímpico, mas todos eles vão se recordar dessa experiência”, finaliza.
(Danielle Mugarte)