Na última quinta-feira (21), a delegação sul-mato-grossense, que participa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, assegurou mais 19 medalhas no segundo dia de disputas.
A competição termina hoje (22) e Mato Grosso do Sul já soma 54 medalhas, com 26 de ouro , 17 de prata e 11 bronze. Das medalhas 19 condecorações conquistadas ontem, cinco foram de ouro, oito de prata e seis de bronze nas modalidades de atletismo, natação e o parabadminton.
O destaque do segundo dia de disputas foi a terceira colocação de Analanda Mafissoli no parabadminton, categoria estreante nas Paralimpíadas Escolares. A sul-mato-grossense alcançou o bronze na classe SU5, automaticamente após derrota na semifinal para Marya do Carmo, do Maranhão (parciais: 21×17 / 14×21 e 20×22).
Entre os competidores, o parabadminton tem 36 atletas na modalidade dentre os 1.220 que participam do evento, vindos de 26 Estados e do Distrito Federal. Em ascensão no Brasil, o badminton já é desenvolvido em Mato Grosso do Sul por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundesporte.
A competição paradesportiva é a maior para atletas em idade escolar de todo o mundo e dá oportunidade aos competidores de mostrar seus talentos. Analanda, por exemplo, comenta, a importância de ter a oportunidade de praticar o badminton em Mato Grosso do Sul. “É uma sensação muito boa ter o badminton em nosso Estado, é uma coisa que outros podem ter. Me sinto muito bem com isso, é gratificante saber que temos o badminton”, finaliza.
(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)