Giovani Ferreira, 14 anos, da Funlec, conquistou mais uma medalha de ouro nos Jogos Escolares Sul-Americanos, em Assunção. Ele o atleta Yuri Benites, 14 anos, da Escola Municipal Polo Indígena Mbo – Eroy Guarani Kaiowá, de Amambai, haviam subido ao pódio com três ouros individuais, mas desta vez, a medalha foi conquistada nos tatames, na competição por equipes, quarta-feira (4).
O primeiro adversário da Seleção Brasileira foi o Peru, em seguida veio Equador e Chile, na final. Na modalidade é selecionado um atleta por categoria de peso e eles lutam contra o adversário do mesmo peso. Cada time possui sete. A equipe que tiver o maior número de vitórias, ganha. Em caso de empate, um peso é sorteado para fazer o desempate. Não foi o caso do Brasil.
Giovani venceu todas lutas que participou. “Na primeira ele ganhou por dois wazari [marcação de pontos], foi um luta difícil mas ele conseguiu impor o ritmo. A segunda foi complicada. Ele começou perdendo, tomou punição, mas voltou e fez o adversário tomar três, por isso venceu o combate. A final foi difícil, fechada, mas ele conseguiu fazer o ippon”, fala o sensei Clayton Rojas.
O técnico já voltou ao Brasil, mas o jovem fica com a delegação até a madrugada de sábado (7), no Paraguai. Isso porque eles devem aguardar todas as modalidades encerrarem os jogos.
(Texto: Danielle Mugarte)