Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos

Franz Beckenbauer morreu enquanto dormia. - Foto: Divulgação
Franz Beckenbauer morreu enquanto dormia. - Foto: Divulgação

O ex-jogador e ex-técnico de futebol Franz Beckenbauer faleceu aos 78 anos, no último domingo (7), na Alemanha. Um comunicado da família anunciando a morte foi divulgado pela imprensa alemã nesta segunda-feira (8), sem informações a respeito da causa do falecimento. Ainda de acordo com nota divulgada pela família, do ex-jogador, Beckenbauer morreu enquanto dormia, rodeado por seus familiares. Confira!

“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e abster-nos de responder qualquer pergunta”, informava o comunicado, que foi enviado à agência de notícias alemã “dpa”.

Beckenbauer é dono de uma trajetória de sucesso e até hoje é um dos maiores ídolos do futebol da Alemanha e do mundo. Junto de Zagallo, que faleceu dois dias antes, em 5 de janeiro aos 92 anos, e Didier Deschamps, atual técnico da seleção de futebol da França, Franz foi um dos três atletas em todo o planeta a conquistar a Copa do Mundo tanto como jogador (em 1974) quanto como técnico (em 1990).

Zagallo e Beckenbauer antes de Brasil x Alemanha em 1986 — Foto: Reprodução Eilmes/picture alliance via Getty Images

Apelidado de “Kaiser”, que significa “imperador” em alemão, Beckenbauer segue sendo considerado uma das maiores referências da história do futebol na posição de zagueiro e líbero. Além da Copa do Mundo de 1974, ele ganhou três Champions League com o Bayern de Munique. Como jogador, Kaiser conquistou 19 títulos, além de outros quatro como treinador.

Nos últimos anos devido à necessidade de cuidados com a saúde, Franz Beckenbauer deixou de fazer aparições públicas. Beckenbauer era conhecido por sua elegância e qualidade técnica, mesmo tendo sido um jogador de defesa, é considerado como um revolucionário do futebol por sua atuação como líbero, conduzindo o time ao ataque com seus passes, e por algumas polêmicas.

O ex-jogador também estava se preservando após ser acusado e investigado, por participação em possíveis irregularidades para que a Copa do Mundo de 2006 fosse realizada Alemanha, não trabalhava mais como treinador, com supostos pagamentos e contratos indevidos para que o país obtivesse vantagens no processo de escolha de sede, mas sempre negou as acusações.

Pelé e Beckenbauer jogaram juntos no EUA, em 1977. – Foto: Reprodução/ “X” Pelé

O único time da Alemanha que Beckenbauer defendeu além do Bayern foi o Hamburgo. Nos Estados Unidos, vestiu a camisa do New York Cosmos, onde chegou a Nova York em 1977 e jogou ao lado de Pelé (1940 – 2022), em uma parceria que levou à conquista de Liga Americana e o título de melhor jogador dos Estados Unidos. Mas a parceria durou pouco tempo, porque o “Rei do Futebol” se aposentou no ano seguinte.

Quando se aposentou dos gramados como jogador, Franz Beckenbauer se tornou treinador e assumiu a seleção da nacional, ainda como Alemanha Ocidental, no ano de 1984. Após a queda do muro de Berlim, cerca de um ano depois, treinou e conduziu a equipe ao título da Copa do Mundo de 1990, tendo em seu elenco nomes como Lothar Matthäus, Andreas Brehme, Rudi Völler e Jürgen Klinsmann integrando o eficiente e lendário esquadrão alemão.

Beckenbauer também foi treinador do Olympique de Marselha, de 1990 a 1991, e o Bayern de Munique em dois períodos entre 1993 e 1996. Não conseguiu levar o time bávaro a vencer uma Liga dos Campeões, mas chegou a celebrar um Alemão e uma Copa da Uefa.

Franz Beckenbauer deixa cinco filhos e a esposa.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Filhos, ex-jogadores e fãs celebram legado de Zagallo

1 thoughts on “Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos”

  1. Nosso adeus ao “Kaiser”! Parabéns pela matéria e a homenagem a um dos grande líderes do Futebol Alemão e uma lenda que se tornará imortal em nossos corações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *