Fifa confirma uso do “impedimento semiautomático” no Catar

Foto: Divulgação/Fifa
Foto: Divulgação/Fifa

Luciano Shakihama – Por Jornal O Estado MS

A Fifa anunciou ontem (1º) que a tecnologia de impedimento semiautomatizada será usada na Copa do Mundo 2022, no Catar, a partir de 21 de novembro, por meio do árbitro de vídeo (VAR). Segundo a entidade, ela oferecerá uma ferramenta de suporte para os funcionários da partida de vídeo e os funcionários em campo, para ajudá-los a tomar decisões de impedimento mais rápidas e precisas.

Usado pela primeira vez na Copa de 2018, na Rússia, a Fifa continuou nos anos seguintes, a trabalhar com a Adidas e vários parceiros, e com o Grupo de Trabalho para Excelência em Inovação e provedores de tecnologia, para aprimorar o VAR.

Segundo a entidade, a nova tecnologia utiliza 12 câmeras montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador individual, 50 vezes por segundo, calculando sua posição exata no campo. De acordo com os responsáveis pela ferramenta, os 29 pontos de dados coletados incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para fazer chamadas de impedimento.

Al Rihla, a bola oficial da Adidas para o Mundial, fornecerá um elemento adicional para a detecção de incidentes de impedimento apertados, pois um sensor de IMU (sigla em inglês para Unidade de Medição Inercial) será colocado dentro da bola. Esse sensor, posicionado no centro da bola, envia dados de bola para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção muito precisa do ponto de chute.

 

Leia a edição impressa do Jornal o Estado MS e faça sua assinatura aqui

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *